Da publicidade para a cachaça
Frank Lowe será consultor de marca brasileira para exportação
Frank Lowe será consultor de marca brasileira para exportação
Felipe Turlao
25 de outubro de 2013 - 8h31
Um dos nomes mais influentes da publicidade nas últimas décadas, o britânico Frank Lowe está investindo em cachaça brasileira. A curiosa história começou quando seu filho Hamilton estudou com o brasileiro Thyrso de Camargo Neto, jovem de uma família que há cinco gerações produz cachaça artesenal no Paraná.
Apresentado ao produto, Hamilton gostou tanto que decidiu empreender na área em sociedade com a família que tem como patrono Thyrso de Camargo. Eles estão lançando em sociedade a marca Yaguara, que será produzida em Ivoti (RS) e exportada a partir de 2014.
Embora sem função executiva, Frank será consultor do projeto e auxiliou ativamente na formatação do produto e da embalagem azul, desenhada pelo artista Brian Clark e que remete ao calçadão de Copacabana. A garrafa de 750 ml custará R$ 90 no Brasil.
Não é o primeiro caso de publicitário histórico que passa a se dedicar à produção de bebidas alcoólicas. John Hegarty, fundador da BBH que vendeu todas as ações da agência ao Publicis Groupe no ano passado, tem uma vinícola na região francesa de Languedoc, ao sul da França – a Hegarty Chamans. Mas as comparações param por aí, de acordo com Hamilton. “Estamos tentando construir uma marca internacional baseada no espírito nacional do Brasil. Já John Hegarty está tendo um grande e delicioso hobby com sua vinícola no sul da França”, afirma.
Fundador da Lowe Howard-Spink em 1981, Frank vendeu a agência em 1990 para o grupo Interpublic. Após a fusão da Lowe com a Lintas em 1999, o publicitário ficou até 2003 no Interpublic e esperou um quiet period para abrir em 2006 a Red Brick Road, que deixaria em 2009. “Não temos mais qualquer ação em empresas de publicidade desde que meu pai se aposentou. No momento, estou concentrado no lançamento da Yaguara e meu pai está aposentado, embora ainda envolvido com marcas de luxo”, diz Hamilton. Além da cachaça, Frank trabalha no lançamento de um clube de golfe e em um hotel de luxo chamado Beaverbrook. Ele também é acionista da marca de cosméticos Serena and David Linely´s.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024