Em 2017, mais de 300 contas mudaram de agência
Balanço de conquistas e perdas feito por Meio & Mensagem desde 2011 contabiliza recorde de mudanças monitoradas no ano passado
Em 2017, mais de 300 contas mudaram de agência
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Alexandre Zaghi Lemos
12 de janeiro de 2018 - 16h30
As mais de 300 mudanças de agências, entradas de novas marcas no mercado anunciante ou volta à mídia de clientes que estavam ausentes fazem de 2017 o ano de maior movimentação na área de novos negócios desde 2011, quando Meio & Mensagem passou a consolidar anualmente a dança das contas na publicidade brasileira. Nos três anos anteriores, por exemplo, a quantidade de mudanças ficou abaixo de 200: foram 180 em 2016, 190 em 2015 e 150 em 2014.
O ano de 2017 foi bastante agitado no campo minado das concorrências, tanto na esfera privada como na pública. A principal delas foi a de Bradesco, que concentrou sua verba na Publicis Brasil e na Leo Burnett Tailor Made. No campo das licitações públicas, destaques para as mudanças de Secom e Petrobras.
Entretanto, houve ao menos dez concorrências que terminaram com as vitórias das mesmas agências que atendiam as contas anteriormente, promovidas por: Walmart (que manteve a DM9DDB), Mitsubishi e Suzuki (Africa e Ampfy), Bradesco Seguros (AlmapBBDO), Prefeitura de São Paulo (Lua e Nova/SB), Eletrobras (Agência3), Trident (F/Nazca S&S), CNI / Sesi / Senai (Artplan), Azeite Borges (Grupo Raí), Capemisa Seguradora (Binder) e Spotify (CuboCC).
Pelo menos 18 marcas que trocaram de agências em 2016 voltaram a fazê-lo em 2017, sendo um caso curioso o de Giraffas. Em 2016, a rede de fast food trocou a Mood pela Talent Marcel. No ano passado, entregou sua conta para a Mar Comunicação. E, nesta semana, anunciou que a parceira publicitária para 2018 será a Peppery, que já atendia sua conta digital. Ou seja, o anunciante fez três mudanças em três anos.
As informações da tabela abaixo foram prestadas pelas agências e complementadas com pesquisas no arquivo de Meio & Mensagem, e incluem troca de parceiras, concorrências, entradas de novos anunciantes no mercado nacional e lançamentos de empresas e marcas. Em alguns casos, as agências anteriores podem ter deixado de atender os anunciantes citados antes de 2017. O levantamento não faz distinção sobre a natureza do rompimento, se motivado por uma das partes, comum acordo ou concorrência.
Foi considerado o ano do anúncio da conquista ou da publicação da informação pela imprensa e não o de início oficial do atendimento da nova conta. Portanto, não estão incluídos clientes já citados no levantamento anterior, mesmo que o relacionamento tenha efetivamente se iniciado em 2017, como, por exemplo, o caso de Extra com Leo Burnett Tailor Made. Por outro lado, pode ter ocorrido a inclusão de alguma conquista do final de 2016, desde que não tenha sido computada no levantamento anterior. Mudanças e resultados de concorrências anunciados nestas primeiras semanas de 2018 não foram considerados.
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