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Fiat traz Pereira&O’Dell ao Brasil

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Comunicação

Fiat traz Pereira&O’Dell ao Brasil

Agência conquista conta de mídias sociais da montadora, até então atendida pela AgênciaClick


24 de setembro de 2012 - 9h52

Um rearranjo na conta de Fiat tem como principal reflexo a inauguração de uma base brasileira da Pereira&O’Dell, agência do Grupo ABC sediada em São Francisco. A P&OD passa a atender a verba de mídias sociais da montadora, ao lado da Sunset, integrante da mesma holding e que detém a verba de CRM da Fiat há cinco anos. A operação em São Paulo será a terceira da empresa fundada em 2008 por PJ Pereira e Andrew O’Dell, já presente também em Nova York. À princípio, a agência irá alocar sua equipe brasileira dentro da Sunset.

“Fizemos esse movimento para integrar o digital à nossa abordagem de CRM. A Sunset já fazia o CRM, mas hoje é fundamental gerir os relacionamentos também na mídia online. Por isso, ela se aproxima da Pereira&O’Dell no trabalho de redes sociais, visando aprofundar a análise e criar um olhar único sobre os clientes nesta esfera”, explica João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.

A decisão afeta parte do atendimento feito até então pela AgênciaClick, parceira digital do anunciante e integrante da estrutura compartilhada AgênciaFiat ao lado da Leo Burnett Tailor Made, dona da verba off-line da montadora. “As ações em redes sociais eram, até agora, divididas entre nossa equipe interna, que gerava conversas e geria o conteúdo, e a AgênciaClick, que fazia a parte de comunicação e a gestão da marca nas redes”, afirma Ciaco. Para ele, a área de mídias sociais já demanda uma atenção maior da montadora que, inclusive, observa a falta de profissionais especializados no setor.

Sem as mídias sociais da Fiat, a AgênciaClick continua responsável pela publicidade digital, incluindo criação de campanhas e compra de mídia. A estrutura da Agência Fiat também continua inalterada. Entretanto, Ciaco enxerga que, no longo prazo, tanto Sunset quanto P&OD possam vir a fazer parte da estrutura. “Esse é o grande desejo, lá na frente. Mas, neste momento, os processos de CRM off-line e digital ainda são muito diferentes de publicidade online e tradicional”, diz Ciaco.

A primeira operação fora dos Estados Unidos da Pereira&O’Dell pode ser o passo inicial para a criação de uma micro rede global. Cidades da China, Índia, Japão e Reino Unido já foram analisadas. A intenção do Grupo ABC é que a empresa se torne peça central no desejado processo de expansão global da holding brasileira. Recentemente, Nizan Guanaes, chairman do grupo, afirmou que poderia adquirir outras empresas para auxiliar neste plano.

Curiosamente, Pereira havia declarado recentemente ao Meio & Mensagem que não enxergava o Brasil como uma possibilidade de expansão para a P&OD, por conta da ampla atuação do Grupo ABC no País. Entretanto, um fato que fez a diferença é o relacionamento de longa data que ele mantém com Ciaco. “O PJ trabalhou para Fiat entre 2001 e 2004, quando era sócio da AgênciaClick. Por isso, já conhece bem o cliente, até porque participou de nossa comunicação em um momento importante, no qual buscávamos entender e estabelecer os nossos processos online”, frisa Ciaco.

Outro fator fundamental, segundo o executivo do anunciante, é a atuação da P&OD em outro país. “Os trabalhos de redes sociais não têm geografia. O fato de termos uma agência que atua nos Estados Unidos nos dá um pouco da visão geral para entendermos o que acontece no Brasil”, diz.

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