Comunicação
Folha de S.Paulo usa protestos em campanha
Criado pela Africa, comercial usa imagens feitas por fotógrafos do jornal durante manifestações que, entre outras pautas, atacou a postura da imprensa
Criado pela Africa, comercial usa imagens feitas por fotógrafos do jornal durante manifestações que, entre outras pautas, atacou a postura da imprensa
Meio & Mensagem
10 de julho de 2013 - 3h10
A Folha de S.Paulo estreou no último final de semana um comercial que reforça seu novo posicionamento, “Siga a Folha”, criado pela Africa e lançado no início de junho. Desta vez, os protestos que tomam o País desde aquele mês servem de pano de fundo para a campanha. Imagens feitas por fotógrafos do jornal são exibidas enquanto o locutor em off narra: “José segue Maria, que segue João, que segue Marcia, que segue Claudio, que segue Augusto, que segue Fernanda, que segue Manoel, que segue Ana, que segue a Folha, que segue todos os fatos. Siga o Brasil de perto. Siga a Folha.” (assista abaixo).
Conforme ganhavam corpo, as manifestações passaram a ampliar sua pauta de reivindicações e a própria imprensa acabou virando alvo de críticas. A forma como as pessoas se informavam durante os protestos – e repassavam informações direto das ruas – gerou debates sobre o protagonismo que as redes sociais ganharam em detrimento de veículos tradicionais.
Leia mais: Protestos acusam gap entre mídia e sociedade
O debate se estendeu à coluna da ombudsman da Folha, Suzana Singer, no domingo, 30 de junho, cujo título era “#vemprarua, Folha” (numa alusão ao slogan da Fiat usado durante as manifestações). Ela criticou a leniência da imprensa em captar o clamor das manifestações – e, em particular, o descompasso entre o posicionamento da Folha e a cobertura do jornal acerca dos protestos. “É preciso aprender a interpretar as ondas no Facebook e no Twitter, separando o que é realmente importante do que é espuma. Trata-se de tornar realidade o pretensioso slogan da mais recente campanha publicitária do jornal em que uma garota diz: ‘A Folha segue o que eu penso e o que eu não penso. A Folha me segue. Eu sigo a Folha’”, escreveu Suzana (leia a íntegra aqui).
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix