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Comunicação

Histórias e mais de três mil filmes

Diretor Andrés Bukowinski lança biografia sobre seus 50 anos de carreira


10 de junho de 2014 - 9h56

Andrés Bukowinski, diretor de cena que trouxe o primeiro Leão de Ouro de Cannes para a publicidade brasileira, está lançando seu primeiro livro, Andrés, uma Vida em Mais de 3 Mil Filmes. A biografia narra sua curiosa e vitoriosa trajetória. Escrito pela jornalista polonesa Aleksandra Pluta, o livro chegou primeiro à Polônia, terra natal de Bukowinski, em novembro do ano passado. Agora ganha versão em português, que será lançada nesta terça-feira, 10, na Livraria da Vila, na alameda Lorena, em São Paulo.

A ideia da obra surgiu há mais de dois anos pelo então embaixador polonês no Chile. “Eu não queria nada de livro, até porque quando escrevem biografia parece que estamos no fim da linha”, diverte-se Bukowinski. Aleksandra passou cerca de um ano entrevistando o biografado e alguns nomes importantes da publicidade brasileira, como Washington Olivetto e José Zaragoza, além de Lisete Laghuetto, esposa, produtora e sócia de Bukowinski na Aba Filmes. “A jornalista assistiu a todos os meus filmes, e ainda conseguiu ordenar de uma forma muito interessante as minhas histórias. O livro não é de um cara que fica narrando sua vida, é todo documentado por publicações e artigos que saíram em jornais e outros veículos”, conta Bukowinski.

A tiragem inicial do livro no Brasil é de cinco mil exemplares. Olivetto fez a introdução e o texto da contracapa em que chama Bukowinski de “analfabeto”, pelo fato de que o diretor fala ao menos cinco línguas, mas não escreve bem em nenhuma. A obra traz fotos pessoais e registra momentos históricos da carreira do diretor. Entre eles, os icônicos comerciais para Bombril (400 filmes), Bamerindus, Banco do Brasil e Folha de S.Paulo, entre outros. “Éramos mais livres para criar, fazíamos inclusive a desconstrução do nome da marca, como aconteceu no caso de Bamerindus em que colocamos o conjunto Três do Rio falando o nome errado do banco e a brincadeira foi bem recebida. Hoje em dia não deixar claro o nome de uma marca é inadmissível”, avalia.

Bukowinski se lembra de outro caso engraçado, desta vez relacionado ao amaciante da marca Bombril, o Mon Bijou. Como o filme mostrava um concorrente do produto, o que fez a equipe já aguardar pela suspensão da peça mesmo antes da estreia, o diretor deixou pronto um substituto. Nele, a embalagem da marca rival surgia coberta por um pano e levando uma bronca do Garoto Bombril, encarnado pelo ator Carlos Moreno: “Reclamou? Então não vai mais aparecer no comercial”.

Vinte e cinco Leões
Nascido em Varsóvia, em 1940, plena época do regime nazista, Bukowinski se mudou para a Inglaterra com seis anos e aos nove para a Argentina. Aos 24 anos já conquistava seu primeiro Leão de Ouro para a Argentina, com um filme para Renault, quando o atual Festival de Cannes ainda era realizado em Veneza. A vinda ao Brasil se deu em 1972, a convite de José Zaragoza, da DPZ. Nessa época, ­Washington Olivetto era redator na agência e foi então que começou a ser estabelecida uma das mais bem-sucedidas parcerias da publicidade nacional.

Dos três mil filmes que dirigiu, 2.500 foram realizados no Brasil e 1.100 foram criados por Olivetto. Logo no início, a dobradinha rendeu o primeiro Leão de Ouro da história da participação brasileira em Cannes, com o filme “Homem com mais de 40 anos”, para o Conselho Nacional de Propaganda. No total, Bukowinski acumula 25 Leões em Cannes.

Durante sua trajetória, o diretor filmou em muitos outros países, mas em 1989 um convite especial o fez voltar à sua cidade de origem, que ele havia deixado 43 anos antes. “Desde então, já fiz muitos filmes para clientes de lá, há uma troca boa. No dia do lançamento do meu livro em Varsóvia, ganhei ainda mais amigos com esse meu jeito descontraído e abrasileirado”, celebra. 

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