Comunicação
Laloum torna-se número dois da Y&R
Executivo passa a responder como chief operating officer ao presidente Marcos Quintela
Executivo passa a responder como chief operating officer ao presidente Marcos Quintela
Felipe Turlao
19 de dezembro de 2011 - 11h00
Em um movimento definido pelo presidente Marcos Quintela como “natural”, David Laloum é promovido a chief operating officer (COO) da Y&R e passa a ser o número dois da maior agência brasileira em compra de mídia. O posto de vice-presidente de planejamento, até então ocupado por Laloum, deverá ser preenchido nos próximos dias com uma contratação. A consequência da mudança é que a estrutura de comando da agência passa a ter Laloum entre Quintela e os três vice-presidentes que, além do profissional de planejamento, são Rui Branquinho, na criação, e Gustavo Gaion, na mídia.
“O David é um nome de confiança para mim, assim como eu sou para o Roberto Justus (presidente do Grupo Newcomm). Ele tem um perfil agregador que combina com a função. Há muito tempo nós já conversamos sobre todos os rumos da agência, inclusive seu posicionamento no mercado e os profissionais nos quais apostamos”, afirma Quintela. “É um movimento natural após seis anos na Y&R. Faz muitos meses, e diria até anos, que tenho conversas com o Quintela sobre diversos assuntos que vão além do planejamento”, completa Laloum. “Além disso, existe uma complementariedade. Eu sou o chamado publicitário puro, já que comecei como estagiário no mercado lá na França. Há 20 anos estou fazendo isso. Já o Quintela tem o viés do publicitário de negócios”, analisa.
Entre os principais objetivos de Laloum para o ano que vem como líder operacional da agência está maior agressividade no digital, como reflexo da vinda da marca VML ao Brasil. Ele destaca ainda a abordagem multiplataforma dos projetos, a implementação de parcerias com fornecedores que vão de produtoras a profissionais de tecnologia e a busca por talentos internos e por novos negócios nos atuais clientes. “Devido ao meu perfil, vamos reforçar a estratégia em cima do branding e do posicionamento das marcas”, adiciona. Isso significa ampliar as capacidades do planejamento, o que pode incluir mais projetos que hoje são entregues a consultorias de branding como Thymus e Alexandria.
O francês David Laloum chegou à Y&R brasileira em 2006 como diretor de planejamento, tendo subido para a vice-presidência do setor em 2010. Antes da Y&R, Laloum passou pela Wunderman de Nova York, para onde foi após deixar seu país. Na França, atuou nas equipes de Wunderman, Orange Art e TBWA Paris.
Outra promoção na Y&R é a de Leonardo Balbi, que passa de diretor de conta para diretor de atendimento – função já exercida também por Valeria Ordonhez, Marcia Kuperman e Alessandro Cardoni.
Alta de dois dígitos
Com Laloum na operação da agência, Quintela ficará mais focado em expandir os negócios da Y&R, que prevê fechar 2011 com crescimento de 17%. “O número é muito bom, se considerarmos que somos a maior agência do Brasil e que não conquistamos contas entre as grandes verbas do mercado neste ano. Isso indica que crescemos dentro dos atuais clientes”, comemora Quintela. A Y&R passou a atender neste ano Alelo, Boehringer Ingelheim e Hopi Hari. Entre os que já estavam na casa, os que mais ampliaram os investimentos foram, segundo Quintela, Bradesco e Vivo.
Para 2012, a meta é crescer entre 10% e 15% e buscar contas nos segmentos de cervejas e montadoras. A Y&R espera ainda ampliar sua fatia na verba da Vivo, que promove concorrência pelo projeto de mudança do nome Telefônica para Vivo. A disputa deve ser concluída em abril.
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