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Leag reúne 20 agências brasileiras

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Comunicação

Leag reúne 20 agências brasileiras

Nova rede independente foca pequenas e médias empresas de cidades com mais de cem mil habitantes


9 de maio de 2013 - 10h52

Donos de agências brasileiras lideram uma nova rede independente, a Local Expert Agency Group (Leag), que já congrega 20 empresas instaladas no País e cinco no exterior, especializadas em nove diferentes disciplinas. À frente da iniciativa está João Fernando Camargo, CEO e chairman do grupo que nasce com atuação em 22 cidades de seis países. O foco é agregar parceiras atuantes em regiões e cidades com mais de cem mil habitantes.

As integrantes brasileiras são: 4 Talentos (Piracicaba), 440V (Carapicuíba), Agência Led (São José do Rio Preto) Audaz (Americana), Avalanche (São José dos Campos e São Paulo), Cervantes (Poços de Caldas), Dosualdo Colucci (São Carlos), Duplo Design (São Paulo), Du Scatolin (Rio Claro), Ecco Assessoria (São Paulo), Factory (Maringá), M&A (Ilhabela), Merli Design (São Caetano do Sul), Molotov (Taubaté), Ow Interactive (Ribeirão preto), Perverte (Porto Alegre), Pontodesign (Curitiba), Propaganda FC (Porto Alegre) e Zeca Consoni (Araçatuba). A elas, se somam a ACN Partners, de Miami, a Avalanche, de Amsterdã, a Mix Comunicaciones, de Buenos Aires, a The Agency, de Talim, na Estônia, e a Upbeat Marketing, de Johannesburgo.

“Fala-se muito em pensar globalmente e agir localmente. Hoje, todo mundo consegue fazer apenas a primeira parte”, avalia Camargo. Segundo ele, o mercado é muito concentrado — no Brasil, especialmente em São Paulo — e isso transforma a capital paulista numa espécie de “mínimo denominador comum” do mercado de comunicação brasileiro. “Queremos encontrar o máximo denominador comum. Hoje no Brasil criam-se campanhas globais, que são veiculadas até na Rússia, mas não se consegue atingir Araçatuba com eficiência”.

A Leag conta com conselheiros que têm a missão de se reunir algumas vezes por ano para auxiliar em decisões estratégicas: Andy Law (chairman da consultoria britânica Fearlessly Frank), Carlos Chiesa (atual diretor da 440v e ex-presidente do Clube de Criação de São Paulo), Tião Bernardi (ex-diretor de criação da Etco e ex-vice-presidente de criação e membro do board criativo global da Publicis), Hans Dammann (membro do Hall of Fame do Clube de Criação de São Paulo e atual diretor da consultoria H. Dammann), Mauro Sato (atual diretor estatutário da TV Cultura e ex-vice-presidente de atendimento e planejamento da McCann e Talent) e Álvaro Beck (fundador da Farofa Filmes).

A nova rede pretende ser mais um contraponto à concentração das agências brasileiras em grupos de comunicação multinacionais. O movimento de organização de agências em redes sem troca de ações entre as participantes já tem outros atores internacionais com parceiras no Brasil, como Icom (Rino e Brandia Central), Tann (Opus Multipla), Thenetworkone (Fischer&Friends, Giacometti, Santa Clara, Repense, Agência Ideal e TV1) e Worldwide Partners (Heads e The Group).

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