Meio & Mensagem coordena comitê em prol da Rio+20

Buscar

Meio & Mensagem coordena comitê em prol da Rio+20

Buscar
Publicidade

Comunicação

Meio & Mensagem coordena comitê em prol da Rio+20

Convocados pelo grupo, anunciantes, agências, veículos e entidades querem tornar objetivos da conferência mais conhecidos pela população


18 de janeiro de 2012 - 3h25

Faltam 153 dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, mas o que será discutido antes, durante e após os três dias de evento ainda não está na pauta da mídia brasileira e muito menos na boca do povo.

Para começar a mudar esse cenário, Grupo Meio & Mensagem, atendendo convite feito pela ONU, convocou lideranças de agências, anunciantes, veículos e entidades para uma reunião nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. A proposta desse encontro foi discutir maneiras de comunicar os temas e objetivos da Rio+20, que ocorre entre 20 e 22 de junho.

Meio & Mensagem é o responsável por coordenar a as ações do mercado de marketing e comunicação voltadas para comunicar as metas do Rio+20, que atrairá mais de 190 chefes de Estado. A iniciativa foi abraçada porque envolve uma causa nobre. Além disso, a ONU está integrada ao movimento.

“O primeiro desafio é tornar a Rio+20 conhecida pela sociedade civil. O segundo é o que será feito no evento em si, porque não se trata apenas de três dias, mas sim de uma série de eventos prévios e decorrentes. Um terceiro desafio é repercutir na imprensa os temas que serão discutidos”, afirma José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem.

As discussões chegaram a alguns consensos, dentre eles de que é preciso fazer comunicação publicitária, além de aproximação da imprensa aos temas que serão discutidos no evento. Algumas iniciativas já estão em execução. Uma delas envolve o capítulo do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que coordena uma campanha publicitária para divulgar o evento, com criação de Binder, Agência3 e NBS. A ideia é exibir as peças, bem como cases de sustentabilidade já durante o V Congresso de Publicidade, que ocorre entre 28 e 30 de maio.

Durante o encontro, mais ideias surgiram e deverão ser colocadas em execução. Uma delas é envolver o setor promocional. Outra é convocar algum executivo de Relações Públicas para auxiliar o grupo no plano de comunicação, especialmente no relacionamento com a imprensa.

Ligação com a ONU
Também estiveram presentes ao evento representantes da Humanitare, que faz o meio de campo entre a ONU e o setor privado e a sociedade. A entidade é presidida por Sheila Pimentel. Ao todo, 15 setores da economia estão envolvidos na missão de fazer o evento acontecer. Eles formam a chamada Conexão G15. Empresas como Vale estão articuladas. Nesse sentido, Meio & Mensagem atuará como aglutinador das iniciativas.

O comitê

A ideia é que a próxima reunião do grupo, em 15 de fevereiro, já tenha um projeto de comunicação estabelecido de acordo com as sugestões dos participantes do grupo. A partir de então, o foco deverá recair sobre a execução das propostas. Novas reuniões mensais estão agendadas entre março e julho.

O comitê é formado por CEOs de diversas empresas. O grupo é composto das seguintes lideranças: Cledorvino Belini (Fiat), Fernando Fernandez (Unilever), Márcio Utsch (Alpargatas), Marcos Bicudo (Philips), Paulo Sérgio Kakinoff (Audi), Guga Valente (Grupo ABC), Luiz Lara (Abap e Lew´Lara\TBWA), Orlando Marques (Grupo Publicis), Sérgio Amado (Grupo Ogilvy), Washington Olivetto (WMcCann), Antonio Manuel Teixeira Mendes (Grupo Folha), Caco de Paula (Grupo Abril/ Planeta Sustentável), Eduardo Sirotsky Melzer (Grupo RBS), Fábio Coelho (Google), Fernando Madeira (Terra), Silvio Genesini (Grupo Estado), Jaime Troiano (Grupo Troiano de Branding), José Victor Oliva (Holding Clube) e Luiz Carlos de Queiróz Cabrera (Amrop Panelli Motta Cabrera). O secretário geral do comitê é João Ciaco (ABA/Fiat). A coordenação é de José Carlos de Salles Gomes Neto, com Marcelo de Salles Gomes, do Grupo Meio & Mensagem.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores

  • DM9 conquista Grand Clio com campanha para Leica

    DM9 conquista Grand Clio com campanha para Leica

    Agência é única brasileira a conquistar um dos prêmios máximos do festival, que concede, no total, 30 Grand Clios