Mercado terá demanda por profissionais com múltiplas habilidades
Recrutadores da indústria da comunicação apontam que agências e anunciantes tendem a preferir profissionais com talentos flexíveis na hora da contratação
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Meio & Mensagem
12 de janeiro de 2023 - 6h10
As agências, já pressionadas pelos clientes a lidar com os desafios de mídia, criação, marketing de performance e vídeos para o TikTok, também estão tendo de fazer com seus talentos usem diferentes chapéus neste ano de 2023.
Isso acontece por, diante das incertezas econômicas, as agências e anunciantes estão sendo forçados a fazer menos contratações e realizar os trabalhos de forma mais inteligente.
A quantidade de empregos nas áreas de publicidade, relações públicas e serviços relacionados diminuiu em 3500 vagas nos Estados Unidos em dezembro de 2022, após um recuo de 7600 postos de trabalho no mês anterior, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos.
“Passamos por momentos difíceis nos últimos 12 meses”, disse Lauren Lotka, headhunter e fundadora da empresa de talentos Lotka & Co. “Não tenho bola de cristal e só o tempo dirá quais fatores socioeconômicos irão definir o jogo. Estamos vendo demandas: lideranças de marketing, de growth e estratégia por parte de agências e marcas. Todos precisam adotar uma abordagem mais equilibrada”, completou.
A reportagem de Ad Age ouviu nove headhunters da indústria e executivos de agências que disseram ter percebido que mais anunciantes e profissionais de marketing com a intenção de contratar pessoas com perfil multitarefa e que esperam que essa tendência aumente este ano.
“Para os criativos, ter um portfólio 360º é bem mais valioso do que fizer que trabalha somente com TV ou com social media”, diz Serena Wolf, headhunter da indústria e fundadora da empresa de recrutamento Wolf Creative Co. “A menos que a empresa queira uma função de nicho, acabará limitando suas oportunidades.”
Laura Pesin Eder, chief operating officer da MMI Agency, disse que as agências de publicidade estão procurando preencher os cargos com profissionais que desempenhem várias funções, como estrategista de contas integradas, que, basicamente, trata-se de uma pessoa que entenda de todos os aspectos do marketing para gerar melhores resultados aos clientes.
Os líderes de marketing também tem sido solicitados a conciliar mais responsabilidades, pois as empresas enfrentam muita pressão para acompanhar uma série de tendências e assuntos, incluindo a evolução das leis de privacidade de dados, a proliferação da retail media e o surgimento de novas plataformas de streaming e mídias sociais.
A Impossible Foods, por exemplo, acaba de contratar Sherene Jagla, ex-VP e general manager da Newell Brands, como sua primeira chief demand officer global para vendas, marketing, insights e desenvolvimento de produtos, de forma integrada.
“Nossa próxima fase de crescimento vai exigir integração entre as equipes e disciplina e a Sherene sabe como fazer isso em larga escala”, declarou o presidente e CEO da Impossible Foods, Peter McGuinness em um comunicado da contratação da executiva.
Patti McConnell, cofundadora e managing partner da agência de publicidade independente Something Different, disse que os próprios funcionários querem mais liberdade para definir o que fazem e se envolver em diferentes áreas, em vez de terem um cargo específico.
“O híbrido está em toda parte. Equipes criativas geralmente tem papeis compartilhados; algumas vezes um diretor de arte escreve uma linha final ou um redator tem uma forte estética de design. Estamos vendo o surgimento se estrategistas criativos, indivíduos com vários conjuntos de habilidades para atuar em assuntos como posicionamento, estratégia de social e conteúdo”, diz McConnell.
Ter uma tonelada de habilidades aleatórias no currículo não será suficiente para conseguir o emprego dos sonhos. Existem algumas áreas-chave que os anunciantes identificaram como maduras para crescer em 2023 e eles querem contratar os melhores profissionais para esse trabalho.
Tony Stanol, recrutador da indústria e presidente da Global Recruiters os Sarasota, disse que as agências de mídia querem pessoas com experiência em marketing de performance e que possam fazer malabarismos com SEO, social e programática. Ele disse que a experiência em desenvolvimento de negócios, também, deve ser altamente valorizada, pois as agências buscam impulsionar o crescimento dos clientes em uma economia em desaceleração.
“Há muito mais apelo para o marketing de performance do que para as funções de mídia, contas, análises e inovação”, diz Stanol. “Os líderes de hoje precisam arregaçar as mangas e, muitas vezes, liderar fazendo.”
Steven Moy, CEO da Barbarian, disse que está procurando, particularmente, criativos que saibam dominar o TikTok. Os anunciantes estão migrando para o novo aplicativo de vídeos curtos, mas é complicado entender seus algoritmos e a forma como conversar com a audiência jovem”, disse.
Jay Haines, fundador da Grace Blue, empresa de pesquisas de marketing, disse que também haverá mais ênfase na busca por profissionais com habilidade em experiência do cliente.
Como resultado, segundo ele, as agências de publicidade buscam por profissionais com experiência em áreas como ciência de dados e integração de plataformas, já que os clientes demandam por um entendimento mais profundo de cada ponto de contato com o consumidor. Haines também diz que os anunciantes procurarão contratar diretores que reúnam as responsabilidades de um chefe de marketing, mas que também consigam supervisionar o commerce, a cadeia de suprimentos e os dados.
“No nível macro, a tendência mais importante que vemos é o aumento das contratações nas áreas de customer experience e, para aqueles que procuram desenvolver suas carreiras e habilidades, o foco deve ser nisso”, diz Haines.
Diana Hay, head de talentos da agência de publicidade Mythology, disse que os jovens criativos estão recebendo treinamento dos líderes em várias disciplinas diferentes. As empresas que adotarem essa mudança terão mais facilidade para atrair talentos em 2023”, segundo ela.
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