Para 81% dos líderes de marketing, seu trabalho tem gerado mais valor
Apesar disso, a oitava edição do estudo da Salesforce, State of Marketing, mostra que incertezas econômicas têm preocupado profissionais do setor
Para 81% dos líderes de marketing, seu trabalho tem gerado mais valor
BuscarPara 81% dos líderes de marketing, seu trabalho tem gerado mais valor
BuscarApesar disso, a oitava edição do estudo da Salesforce, State of Marketing, mostra que incertezas econômicas têm preocupado profissionais do setor
13 de dezembro de 2022 - 17h22
*Atualizada em 14/12 às 16h30
A oitava edição do relatório State of Marketing, estudo da Salesforce que divulga análises e tendências do setor de marketing para 2023, revela que 81% dos profissionais brasileiros entendem que seu trabalho tem gerado mais valor agora se comparado ao ano passado.
Apesar disso, 73% afirmaram que as expectativas dos clientes estão mais difíceis de atender em relação a 2021, e 23% citaram restrições orçamentárias como uma dificuldade em uma economia incerta.
Em nota, Daniel Hoe, Head de Marketing para a América Latina da Salesforce, salientou que a companhia tem notado duas grandes mudanças nas empresas em todo o mundo: fazer mais com menos e aprimorar a gestão de dados em linha com os requerimentos de privacidade. “E isso só será possível se as marcas estimularem suas equipes, possibilitando um maior destaque no setor e atraindo novos consumidores”, completou.
Realizado globalmente entre junho e agosto deste ano, em 35 países, com 6.000 líderes de marketing, incluindo 250 brasileiros, o estudo State of Marketing, ainda mostra que, no Brasil, o foco dos profissionais dessa área é alcançar públicos e construir relacionamentos mais duradouros por meio de uma combinação de canais e tecnologia.
TV, mensagens móveis e ligações por voz foram os canais que registraram maior crescimento, entretanto, a comunicação por e-mail continua representando mais de 80% de todas as mensagens de marketing, de acordo com trilhões de envios da solução Salesforce Marketing Cloud.
Além das incertezas econômicas, outra questão também está no radar dos profissionais de marketing são os dados. De acordo com a pesquisa, embora 79% dos entrevistados ainda invistam em dados de terceiros, 68% afiram ter uma estratégia totalmente definida para utilizar outras referências.
Segundo o levantamento, a velocidade do insight continua sendo uma vantagem competitiva, visto 84% das organizações envolvem os clientes em tempo real em um ou mais canais de marketing.
Outro ponto levantado pelo estudo é que, com o trabalho remoto, as empresas estão investindo em novas ferramentas de colaboração. Para 70% dos profissionais de marketing é mais difícil colaborar agora do que antes da pandemia.
Compartilhe
Veja também
Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal
Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda