Nubank avança em estratégia de internacionalização
Financeira conquistou aprovação condicional para operar como banco nos EUA e investe em patrocínio global
O Nubank está prestes a ampliar sua presença globalmente. A companhia recebeu a aprovação condicional do Escritório do Controlador da Moeda dos Estados Unidos (OCC) para operar como banco no país. Para a companhia, esse é o marco de uma estratégia de longo prazo.

Além dos Estados Unidos, companhia também prepara subsidiária no México (Crédito: Diego Thomazini/Shuttertock)
Quando a licença for totalmente aprovada, o Nubank poderá operar em uma estrutura federal norte-americana o que facilitaria o lançamento de contas, cartões de crédito, empréstimos e custódia de ativos digitais.
A operação norte-americana será liderada pela cofundadora do banco, Cristina Junqueira. Roberto Campos Neto, que em julho do ano passado assumiu como vice chairman já com a missão de auxiliar no programa de expansão internacional, será presidente do Conselho de Administração.
Agora, a companhia entra na fase de organização do novo banco. Esse processo envolve o cumprimento de condições específicas do OCC e aprovações de outros órgãos reguladores. O Nubank apresentou o pedido de obtenção da licença em setembro do ano passado.
A financeira também mantém uma subsidiária no México, a Nu México, que recebeu autorização para se organizar como instituição bancária no país e aguarda aprovação para o início das operações.
Em dezembro, o Nubank anunciou que pretende obter uma licença bancária também no Brasil. Até então, a companhia opera como uma instituição financeira. O movimento se deu após o Banco Central proibir que instituições de pagamento e fintechs sem licença bancária oficial utilizem os termos “banco”, “bank” ou equivalentes em suas marcas e comunicações.
Além do avanço na presença internacional, as últimas semanas foram marcadas pelos anúncios em patrocínios. A companhia se tornou parceira global da Mercedes- AMG Petronas F1 a partir da temporada 2026. Junqueira descreveu a parceria como uma oportunidade poderosa de conexão com os fãs da Fórmula 1 em diversas regiões.
A financeira também anunciou que, por meio do Nubank Ultravioleta, será patrocinadora master do Ironman e Triday Series no Brasil.
