Apple usa cãozinho de rua para celebrar Ano Novo Chinês
Marca combina live action com stop motion para contar história sobre recomeços; produção foi inteiramente filmada com iPhones

(Crédito: Reprodução)
Do Ad Age
Um cachorro de rua e um humano solitário formam o par perfeito no curta-metragem anual da Apple para celebrar o Ano Novo Chinês, cujas comemorações começam no próximo dia 17.
O comercial “Glad I Met You”, filmado com iPhone, utiliza tanto live action quanto animação stop-motion ao longo de seus 10 minutos, combinando apelo emocional com toques leves de comédia para contar sua história de “ano novo, novos começos”.
O comercial foi criado pela TBWA\Media Arts Lab Shanghai e dirigido pela cineasta Bai Xue, que utilizou o iPhone 17 Pro como principal ferramenta de captura.
A história foca em uma jovem que não consegue dizer não aos outros e, por isso, está sempre acomodando as necessidades alheias, muitas vezes em seu próprio prejuízo. Após aceitar alimentar o hamster de um colega de trabalho durante o feriado, um encontro com um cachorro de rua no caminho muda o curso dos eventos — e, consequentemente, sua vida.
Tecnologia por trás das lentes
Como é de costume nas produções “Shot on iPhone”, o filme destaca recursos específicos da câmera, incluindo o zoom de qualidade óptica 8x, câmera lenta em 4K e cinematic mode e action mode, além do desempenho com filmagem em pouca luz.
“A cena mais importante deste filme acontece quando o cachorro, Little White, corre em direção a Lin Wei. O uso do slow motion amplia o impacto emocional ao estender o momento”, disse Bai Xue, em comunicado.
“Ao filmar, dispositivos grandes tendem a distrair os animais durante as tomadas, mas o iPhone é tão pequeno que elimina muitos dos obstáculos que normalmente enfrentaríamos”, acrescentou o coordenador principal de animais da produção, Hao Shuai.
A parte em stop-motion da campanha foi elaborada pela Buck, com fantoches, cenários e adereços feitos à mão, projetados para movimento quadro a quadro.
A produção utilizou estruturas detalhadas de personagens, incluindo armaduras internas personalizadas e múltiplos formatos de boca trocados cena a cena para coincidir com as performances de voz. Isso cria um visual tátil destinado a tornar visíveis os sentimentos internos dos personagens sem transformar o filme em um discurso.
“Tudo o que você vê na tela na parte de stop-motion foi construído à mão, com cuidado e amor”, disse Ege Soyuer, diretor criativo da Buck. “Há algo mágico em saber que o que você vê na tela realmente existe no mundo real, sob luzes, em um cenário em miniatura, projetado milimetricamente por pessoas reais.”
Além do filme, a Apple está estendendo a campanha com conteúdo focado em redes sociais, incentivando os espectadores a capturarem seus próprios momentos com animais de estimação durante o Ano Novo Chinês.
O criador do Douyin, Ke Ming, aparece em conteúdos de apoio, incluindo um vlog de bastidores gravado com o Dual Capture, além de vídeos tutoriais e colaborações com criadores que demonstram recursos como o zoom de 8x e o Center Stage.
A campanha está sendo veiculada em canais de transmissão, digitais e sociais. Veja abaixo:
