Assinar

Multi Solution admite novos sócios

Buscar
Publicidade
Comunicação

Multi Solution admite novos sócios

Após perda da Cervejaria Petrópolis, agência absorve a Soul Ad, de Geraldo Rodrigues Neto e Henrique Savoia


21 de agosto de 2012 - 9h18

A perda de grandes clientes é sempre um momento delicado para as agências. Ainda mais se o anunciante responder por uma parte majoritária das receitas. Foi o que aconteceu neste ano com a Multi Solution, após a perda da Cervejaria Petrópolis, que estava na casa há dez anos e seguiu para a Y&R.

A Multi Solution cresceu nos últimos anos junto com o seu maior cliente. Desde 2002, a Cervejaria Petrópolis viu seu share subir de 1% para mais de 10% e fechou 2011 como a quarta maior do ranking Agências & Anunciantes, com R$ 447 milhões de investimento em mídia. Já a agência saltou da 27ª posição em sua estreia na lista das 50 maiores do País, em 2004, para a 13ª, em 2011.

Segundo o presidente da Multi Solution, Pedro Queirolo, a Petrópolis respondeu por cerca de 60% do faturamento da casa em 2011 – segundo o Agências & Anunciantes, este índice foi de 90% se considerada apenas a compra de mídia. A performance chamou atenção de grupos multinacionais. “Fomos assediados por três ou quatro companhias, chegamos muito próximos de vender, mas preferimos manter os sócios locais no comando”, frisa Queirolo.

Após a perda do maior cliente, a agência precisou se reestruturar. As principais consequências até agora foram o desligamento de cerca de 40 funcionários, com o efetivo passando para 120 pessoas; e a fusão com a Soul Ad, de Geraldo Rodrigues Neto e Henrique Savoia. Inaugurada em 2004, a Soul Ad deixa de existir e seus dois sócios entram para a composição acionária da Multi Solution, que, além de Queirolo já comporta os vice-presidentes Leonardo Corvo (criação), Alexandre Morsa (planejamento), Aldo Blankemburg (mídia) e Rodrigo Martins (novos negócios).

Paralelamente, o sócio fundador Marcello Sant’Anna se desliga de suas funções executivas na empresa e passa a se dedicar totalmente à produtora Raio X e a apresentação do programa Auto+, produção independente da Auto+ Entretenimento que a Band veicula aos domingos de manhã. Assim, a Raio X, que antes trabalhava integrada à Multi Solution, tendo sido responsável pela produção de quase todos os comerciais da Cervejaria Petrópolis nos últimos dez anos, ganha vida independente e passa a prospectar trabalhos também junto a outras agências.

Na Multi Solution, Geraldo Rodrigues Neto dividirá a vice-presidência de criação com Leonardo Corvo; e Henrique Savoia, que já havia passado pela agência como redator, incrementará o time de diretores de criação. Além da expertise criativa, que já rendeu a Rodrigues Neto diversos prêmios, entre os quais um Leão de Ouro em Cannes, a Soul AD leva para a Multi Solution clientes como Hasbro, Grow e Gulliver. Uma das próximas campanhas da agência vai divulgar o lançamento da linha de brinquedos Neymar Jr Futebol Club pela Gulliver (leia mais aqui).

A partir de agora, o objetivo da agência é conviver com uma receita mais pulverizada. “O nosso maior cliente não responde por mais de 10% do faturamento. Temos sete contas neste mesmo porte”, diz Queirolo. Ele se refere a colchões Ortobom, relógios Dumont, adoçantes Linea, Consórcio Nacional Chevrolet, Tenda Construtora, Biolab Farmacêutica (fabricante do Acnase) e Beauty’in Aliméticos. Também estão na agência as contas de Banco Cacique, consórcio Yamaha, Eternit, Intermédica, Iodice, preservativos Preserv e TAP Portugal.

Queirolo já vivenciou momentos de perda de grandes contas, como a da operadora de turismo CVC, que atendeu por dois anos antes da mudança para a GP7 (atual Publicis Red Lion). Para ele, um dos diferenciais que mantém a Multi Solution estável mesmo em momentos difíceis é o relacionamento próximo e duradouro com os clientes. “A Ortobom está conosco desde o início da agência e a Dumont chegou há dez anos, ficou dois anos fora e voltou”, exemplifica. Segundo Queirolo, a agência fechou o ano passado com faturamento de R$ 190 milhões e prevê encerrar 2012 com R$ 150 milhões, já considerando a fusão com a Soul AD.

No mês que vem, a Multi Solution se muda para uma sede própria: um prédio de 3 mil metros quadrados no Butantã, em São Paulo, construído especialmente para abrigar a agência. “No novo endereço, há capacidade para alojar o dobro do total de funcionários que temos. Lá teremos estúdio fotográfico e salas equipadas com ilhas de edição para atender com mais agilidade os nossos clientes”, conta Queirolo.

A Multi Solution nasceu em 1999, já como agência média, atendendo contas como Caoa/Sopave. Em 2002 comprou o escritório de design Coker, de Leonardo Corvo, atualmente vice-presidente de criação da agência. Em 2010, absorveu a DOC, que tinha especialidade na área de telemarketing e levou para a Multi Solution clientes como Tenda e Consórcio Nacional Chevrolet e o sócio Rodrigo Martins, hoje vice-presidente de novos negócios.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público