O que a América Latina tem de melhor
Quinta edição do evento centra as discussões na criatividade, o grande ativo das agências da região
Quinta edição do evento centra as discussões na criatividade, o grande ativo das agências da região
Felipe Turlao
23 de abril de 2012 - 10h06
É chegada a hora de celebrar a criatividade, a grande moeda da publicidade da América Latina e principal razão pela qual as agências da área são reconhecidas internacionalmente. Na quinta edição, o Wave Festival vai revelar o que de melhor foi criado no último ano em escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e tantas outras cidades que ajudaram a transformar a inovação na publicidade em sinônimo da região aos olhos do mundo.
O Copacabana Palace receberá, nos dias 24 e 25 de abril, delegados, jurados, palestrantes e jornalistas interessados em conhecer melhor os trabalhos concorrentes e em participar de debates sobre criatividade e inovação. A ordem do festival, nesta edição, é valorizar a criatividade , o que se demonstra em todos os aspectos do evento. A começar pela premiação. Pela primeira vez, o Wave irá avaliar a categoria Blue Wave antes das outras, como forma de evitar um julgamento viciado, influenciado pelo já visto nos demais segmentos — já que o Blue Wave é avaliado pelos presidentes dos outros nove júris. Eles irão conceder dois Grand Prix, para grandes ideias e campanhas integradas. A segunda novidade é a implementação da categoria de PR, dedicada às ações de relações públicas. Com isso, o festival chega à sua décima categoria, contra as oito da edição de estreia, em 2008.
As avaliações dos trabalhos começam já nesta segunda-feira, 23, um dia antes da abertura do evento aos delegados. Os troféus serão entregues na noite da quarta-feira, 25, em um jantar de premiação, precedido de um coquetel.
Os presidentes de júri, neste ano, são Gastón Bigio (Ogilvy Argentina e David), em Film; Erh Ray (BorghiErh/Lowe), em Press e Outdoor; Raphael Vasconcellos (AgênciaClick Isobar), em Cyber; Fred Gelli (Tatil Design), em Design; Hector Fernandez (Publicis México), em Direct; Verônica Cheja (Urban PR Argentina), em PR; Manuel Rivero y Hornos (Human Full Agency, Argentina), em Promo; e Marcelo Con Riera (Proximity, Chile), em Radio.
Nove países são representados nos júris, com destaque para Brasil e Argentina, que concentram o maior número de representantes. Nas mãos deles, em torno de 60 profissionais, está o trabalho de garimpar e descobrir para o mundo o que há de melhor na América Latina.
Criatividade e integração
A criatividade também é a verve dos seminários, a começar pelo Young Wave Circus, evento voltado para estudantes e que ocorre pelo quarto ano na manhã desta quarta-feira, 25. Desta vez, o convidado é Marcello Serpa, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, que foi a mais premiadas nas quatro edições anteriores do Wave. Assim, os jovens terão a chance de conversar com a maior referência criativa da América Latina.
Os demais seminários abertos apenas aos delegados inscritos também são amplamente focados no assunto; basta lembrar que, das sete palestras, cinco têm a palavra criatividade ou as variantes no título. E as outras duas também estão centradas no tema.
A programação do Wave Festival ganhou mais duas atrações no primeiro dia, esta terça-feira, 24. Além das já anunciadas apresentações de Rick Milenthal, CEO da Engauge (clique aqui para conferir a entrevista), e de três brasileiros que retornaram do exterior (Fernanda Romano, Icaro Dória e Mauro Cavalletti), os assuntos criatividade e integração tiveram espaço na abertura.
Às 15h, sobe ao palco Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, que abordará o resgate da big idea nos trabalhos de construção de marca. O painel vai defender que, apesar das mudanças de hábitos dos consumidores, ocasionadas pela evolução tecnológica, a essência da propaganda continua a mesma. Logo em seguida, às 15h45, a integração é colocada em debate por dois anunciantes do primeiro escalão da publicidade brasileira. Florence Scappini, diretora de marketing, comunicação e inovação da Gol Linhas Aéreas, e Rogerio Bruxellas, diretor de marketing do Magazine Luiza, falam sobre o papel das campanhas integradas como estratégia para o futuro da comunicação. Celso Loducca, sócio e presidente da Loducca, será o moderador do painel.
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