OLX antecipa campanha para a Black Friday
Ativação abrange tanto o usuário final quanto os parceiros comerciais da plataforma
Ativação abrange tanto o usuário final quanto os parceiros comerciais da plataforma
Sergio Damasceno Silva
5 de novembro de 2018 - 14h24
Campanha se antecipa à Black Friday, que acontece no dia 23 deste mês (Crédito: Reprodução)
A plataforma OLX coloca no ar a partir desta segunda-feira, 5, campanha nas mídias digitais, desenvolvida pela própria empresa, em antecipação à Black Friday, que acontece no dia 23 deste mês. Numa mudança de estratégia, a OLX começou, pela primeira vez, a ativação no período anterior ao evento, e não no posterior, amparada por pesquisa, feita com a Netquest, para entender o comportamento de consumo dos usuários.
Segundo o levantamento, os usuários da OLX compram mais frequentemente online (61,5%) do que os não usuários (41,8%). O interesse em comprar na Black Friday é maior entre os usuários da OLX (46%) do que entre os não usuários (35%). E o número de entrevistados que já compraram na Black Friday é de 67,5% entre os usuários da OLX e de 60% entre os não usuários. A data se divide entre quem se programa para comprar (52%) e quem aproveita a oportunidade ou compra por impulso (48%). Entre as vantagens que o comprador espera encontrar, o preço é o principal motivador de compra (84%). E os principais objetos de desejo na Black Friday por categoria são: celulares (40%), eletrodomésticos (34%) e itens de moda e beleza (28%).
Com esses dados em mãos, a OLX iniciou a ativação antes da Black Friday para funcionar como o coach dos usuários. A campanha de Black Friday foi dividida em dois momentos: Circuito Black Friday, em que usuários (novos e antigos) foram convidados a vender na OLX para se monetizar. Quase um milhão de pessoas interagiu com a campanha em 20 dias (de 08 a 28/10). No segundo momento da ação, acontece o espaço OLX Black Friday, categoria totalmente dedicada a ofertas dos parceiros comerciais OLX.
“O pacote comercial contempla três formas de cotas para os anunciantes: Cota Ouro, Cota Prata e Cota Modular, que incluem um pacote de mídia com diferentes combinações de formatos de mídia em todos os devices OLX. A relação com os anunciantes é de total parceria, pois criamos a campanha a quatro mãos, compartilhando as informações, traçando e construindo juntos as oportunidades”, diz a diretora de vendas, Tavane Gurdos.
A OLX, controlada pelos grupos sul-africano Naspers (que também controla o Buscapé, a fintech Creditas Soluções Financeiras e tem participação no iFood e na plataforma de entretenimento infantil PlayKids) e norueguês Schibsted, movimentou, no ano passado, R$ 70 bilhões, o que corresponde a 1% do PIB nacional, em transações que envolvem a vertical de veículos, de imóveis e consumer-to-consumer (C2C). Por mês, passam pela OLX 50 milhões de usuários, os quais permanecem 13,4 minutos a cada visita (se desktop) ou 9,1 minutos (quando pelo celular). Em média, a cada visita, 14 páginas são vistas na plataforma.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima