Pesquisa aponta os profissionais de RP mais admirados do Brasil

Buscar

Pesquisa aponta os profissionais de RP mais admirados do Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Pesquisa aponta os profissionais de RP mais admirados do Brasil

Veja quais são os líderes de menções de acordo com o estudo PR Scope 2023, que consolidou rankings de executivos de empresas e profissionais de agências


29 de novembro de 2023 - 6h05

profissionais de RP mais admirados

(Crédito: Adobe Stock)

A consultoria Scopen finalizou a 6ª edição da pesquisa PR Scope, realizada bianualmente, e que, em 2023, ouviu 401 executivos das áreas de comunicação, marketing e relações corporativas, entre abril e agosto, e 153 profissionais de 33 agências, nos meses de julho e agosto, totalizando 554 entrevistas.

A partir delas, foram consolidados os rankings que apontam os profissionais de relações públicas mais admirados do Brasil, divididos em duas listas: executivos de empresas e de agências (veja rankings mais abaixo).

Também foram ranqueadas as marcas mais valorizadas pelo seus cases de comunicação corporativa realizados nos últimos dois anos, com liderança de Gerdau e Itaú, empatadas em primeiro lugar; seguidas por McDonald’s e Nubank, empatadas na terceira posição; e Hospital Albert Einstein, Magazine Luiza e Netflix, juntas no quinto lugar.

A pesquisa também aponta diversas tendências para o mercado de PR, entre eles a de que as plataformas online ultrapassaram os veículos off-line na distribuição dos orçamentos de relações públicas das grandes empresas brasileiras. As companhias ouvidas destinam, em média, 0,36% do faturamento para os investimentos em ações de PR. Deste montante, a fatia destinada a plataformas online subiu de 49,6%, em 2021, para 56,4%.

“As agências de PR reforçaram suas equipes e capacidades, porém precisam reter seus talentos e ampliar suas expertises dentro dos novos formatos de mídia. Precisam se abastecer de métricas para aferir os resultados de comunicação associada aos negócios dos clientes”, analisa Paula Ribeiro, diretora de estudos e investigação da Scopen Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: mulheres e protagonistas

    Campanhas da Semana: mulheres e protagonistas

    Cadilac conta com Ingrid Silva como estrela da campanha e Dove questiona estereótipo criado sobre o corpo da mulher

  • Como ampliar a presença de PCDs na área de criação?

    Como ampliar a presença de PCDs na área de criação?

    Publicitários Hugo Nery e Will Rodrigues criam a Talenton, plataforma que visa conectar profissionais do mercado a empresas e aumentar a oportunidade desse grupo de pessoas