Piadas da Bombril podem ir ao Conar?
Campanha online 'Homens evoluídos', da Repense, traz frases de duplo sentido em tom semelhante ao de campanhas que foram parar no órgão
Campanha online 'Homens evoluídos', da Repense, traz frases de duplo sentido em tom semelhante ao de campanhas que foram parar no órgão
Meio & Mensagem
9 de abril de 2013 - 11h30
A Bombril estreou no último final de semana a campanha “Homens evoluídos”, versão para internet do conceito “Mulheres evoluídas” que pauta as campanhas da marca desde 2011 e que foi criado pela DPZ (leia mais sobre a concentração da verba off-line do anunciante na agência). Esta campanha digital, criada pela Repense – detentora da verba online da marca –, traz o mesmo teor provocativo da campanha protagonizada por mulheres.
As humoristas Dani Calabresa e Monica Iozzi apresentam na TV, em dois filmetes de 15 segundos cada, um convite às consumidoras conhecerem os “homens evoluídos”. A versão para internet já traz os vídeos relacionados ao final da propaganda das humoristas. Em cada um deles, um homem personifica os atributos da linha de produtos em questão.
Chamam atenção frases de duplo sentido, como “Aí a gente tira a prova de que um homem que entende de limpeza é bem mais avantajado que os outros”, no vídeo sobre a linha Vantage, e “Você merece um homem cheiroso, limpinho… bom de mira, não merece?”, no filmete da linha Pinho Bril. Assista aos vídeos da campanha abaixo (é possível acessá-los ao final deste, estrelado por Dani Calabresa).
Frases insinuantes como essas podem dar margem a contestações de consumidores no Conar. Em 2011, quando o conceito “Mulheres evoluídas” foi ao ar pela primeira vez, mais de 400 reclamações foram encaminhadas ao órgão por suposto desrespeito à figura masculina (94% das denúncias partiram de consumidores homens). De acordo com o anunciante, 28 milhões de comentários foram postados em redes sociais sobre a campanha. Naquela ocasião, a entidade arquivou a campanha. Será que os homens evoluídos serão objeto de análise do Conar? E, em caso positivo, trarão um final feliz para o anunciante?
Assista abaixo a um dos comerciais que foi motivo de protestos em 2011.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público