PL exige igualdade racial em propaganda do Governo
Texto do deputado federal Ossesio Silva obriga a participação de negros nas peças publicitárias, filmes ou programas federais
PL exige igualdade racial em propaganda do Governo
BuscarPL exige igualdade racial em propaganda do Governo
BuscarTexto do deputado federal Ossesio Silva obriga a participação de negros nas peças publicitárias, filmes ou programas federais
Renato Rogenski
11 de março de 2019 - 18h07
Grande parte dos problemas socioculturais do País acaba transparecendo nas mais diversas atividades, e com a propaganda não é diferente. Um deles é o preconceito racial, ainda impregnado nos mais diversos setores. Com o objetivo de coibir a discriminação na comunicação pública, o deputado federal Ossesio Silva (PRB-PE) apresentou na Câmara o Projeto de Lei nº 1179/2019.
O texto obriga a participação de negros nas peças publicitárias, filmes ou programas veiculados pela Governo Federal. A norma pretende abranger órgãos da administração pública federal direta, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e as sociedades de economia mista federais.
Airbnb adota medida antidiscriminação
Segundo o deputado, o intuito é aperfeiçoar a lei já existente (12.288/2010). “É uma melhoria onde fica previsto no caput do artigo 46, do Estatuto da Igualdade Racial, a obrigatoriedade da participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário, deixando de ser conveniência e oportunidade do gestor público para ser obrigatório”, afirma o deputado.
O projeto também prevê que nenhum grupo étnico deverá ser apresentado de forma depreciativa ou de modo a criar atitudes de rejeição ou antipatia. O PL agora aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para seguir seus trâmites.
Imagem de topo: Photo by Jessica Felicio/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público