Publicação do Cenp detalha novas normas
Mudanças aprovadas no ano passado já norteiam as diligências do órgão que vistoriam as relações entre agências e anunciantes
Mudanças aprovadas no ano passado já norteiam as diligências do órgão que vistoriam as relações entre agências e anunciantes
Alexandre Zaghi Lemos
18 de fevereiro de 2014 - 4h35
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) lança nesta semana o livro “Compliance e Proposições Éticas na Autorregulação da
Publicidade”. Trata-se de uma versão simples e concisa da legislação e da autorregulamentação que impactam as relações entre anunciantes, agências e veículos. Com destaque para o modelo de compliance, anunciado pelo órgão em outubro, durante o MaxiMídia, e que já norteia as diligências que vistoriam as relações entre agências e anunciantes.
Para 2014, a estimativa do órgão é a de vistoriar cerca de 1.200 relações com clientes da iniciativa privada em 80 das maiores agências brasileiras, atuantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília.
“Aplicado às relações comerciais na publicidade brasileira, o conceito de compliance significa maior segurança e estabilidade para a atuação dos agentes do mercado, num momento em que cresce a responsabilidade das empresas, fato reforçado pela recente aprovação da Lei 12.846/13, que estende à pessoa jurídica eventuais infrações de seus funcionários”, frisa Caio Barsotti, presidente do Cenp.
A publicação tem versões para o inglês e para o espanhol, refletindo a internacionalização da publicidade brasileira, e pode ser baixado gratuitamente no site do Cenp.
A finalidade principal é ser uma ferramenta pedagógica para o mercado. “Compacto e objetivo, o livro é a nossa contribuição para maior difusão e melhor compreensão pelos agentes a respeito das leis e normas de mercado que norteiam as relações comerciais da publicidade no Brasil”, salienta Barsotti.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público