Comunicação

Publicis Groupe anuncia compra da DPZ

Participação será de 70%, mas franceses afirmam que podem ampliar para 100% em até três anos

i 11 de julho de 2011 - 1h00

O Publicis Groupe confirmou oficialmente às 13h desta segunda-feira, 11, a compra da DPZ. A notícia foi dada em primeira mão pelo Twitter do Meio & Mensagem (clique aqui para acessar). Pelo acordo, os franceses ficam com 70% da agência e os 30% restantes ficam divididos em partes iguais pelos sócios fundadores Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza. O nome da empresa será mantido e Flavio Conti continua como CEO. O grupo multinacional afirma ainda que tem a possibilidade de ampliar a participação para 100% dentro de dois ou três anos.

A DPZ não estará ligada a nenhuma rede do Publicis Groupe. Segundo apurou o Meio & Mensagem, o valor da negociação é de US$ 120 milhões. A agência deverá fechar 2011 com receitas de 40 milhões de euros o que, segundo o próprio Publicis, está atrelado a margens de lucro superiores às médias das operações do grupo em todo o mundo. As negociações duraram sete meses, com condução de Stéphane Estryn, diretor global para fusões e aquisições do Publicis Groupe. A DPZ foi assessorada por Eduardo Steiner, sócio da Results Internacional.

“Esta aquisição é um passo-chave para nossa expansão no Brasil. O status de ícone e criatividade excepcional da DPZ coloca o Publicis em uma posição mais forte para dar o melhor a nossos clientes e atrair talentos, bem como crescer organicamente”, afirmou em comunicado Maurice Lévy, CEO do grupo. “Estamos orgulhos pela DPZ, após um processo duro, escolher o Publicis. Estamos compromissados com o Brasil não apenas por conta de seu crescimento excepcional, mas também por conta da formidável reserva de talentos e pelo fato de ser um País de empreendedores, com grandes marcas e companhias ambiciosas”, completou.

“Em todos esses anos a DPZ sempre foi assediada por grupos estrangeiros e nacionais. Foram raros os momentos nos quais não tivemos uma proposta à nossa porta”, diz José Zaragoza, também em comunicado. “Há alguns meses, de novo, fomos procurados. Desta vez pelo Publicis Groupe e ouvimos o que tinham a dizer, chegando a este contrato que ora anunciamos ao mercado”, completa.

“No nosso dia a dia, estejam absolutamente certos, nada será modificado. Pelos acordos firmados, todos continuarão no desempenho de suas responsabilidades, sócios, diretores, chefes de departamento e demais funcionários. Não haverá nenhuma mudança”, avisa Petit.
 

wraps