Publicis promove fusão entre Digitas e LBi
Agência passa a se chamar Digitas LBi, inclusive no Brasil
Agência passa a se chamar Digitas LBi, inclusive no Brasil
Felipe Turlao
5 de fevereiro de 2013 - 12h07
Um processo de fusão promovido pelo Publicis Groupe une duas das mais importantes agências digitais do mundo. Comprada pelo grupo francês por US$ 540 milhões há alguns meses, a LBi terá a operação unida à da Digitas. Com isso, a nova agência passa a se chamar DigitasLBi, e terá Luke Taylor, então CEO da LBi, como presidente global.
A decisão afeta a operação brasileira da Digitas, liderada por Alfredo Reikdal, que passa a adotar o nome DigitasLBi. Consequentemente, a fusão representa a chegada ao Brasil de uma das marcas mais badaladas do mercado digital no mundo.
“Foi uma fusão bastante complementar. A LBi não é uma agência digital das tradicionais, que compram mídia. Eles têm um viés maior de tecnologia”, aponta Reikdal.
A Razorfish, operação que tem o mesmo executivo como presidente no País, segue como uma operação separada.
Além da complementariedade de serviços digitais, a fusão traz vantagens geográficas. Para a LBi, a fusão representa acesso a mercados onde não atuava. A única presenta da agência na América Latina, por exemplo, era por meio de um pequeno acordo operacional em Buenos Aires. “Os grandes clientes globais deles desejavam presença da agência na região”, explica Reikdal.
No entanto, ainda é cedo para falar no modelo operacional que será adotado pela DigitasLBi no Brasil. “As sinergias estão sendo definidas por grupos de trabalho que começam a atuar agora, logo após a fusão”, resume o executivo brasileiro.
Globalmente, a nova gigante terá 5,7 mil funcionários. De acordo com o DataCenter do AdAage, a Digitas teve receitas de US$ 554 milhões no mundo em 2011, enquanto a LBi ficou com US$ 274 milhões. Com isso, a operação conjunta ultrapassa a SapientNitro, terceira maior do mundo, e faz da DigitasLBi uma firme concorrente ao posto de número um, ocupado pela Wunderman. A segunda é a Digital@Ogilvy.
A fusão de operações das duas digitais joga luz sobre o mercado brasileiro, onde as operações do Publicis se dividem entre DigitasLBi, Razorfish e AG2 Publicis Modem.
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