Renata Leão: “Vantagem de criar em casa é que foco triplica”

Buscar

Renata Leão: “Vantagem de criar em casa é que foco triplica”

Buscar
Publicidade

Comunicação

Renata Leão: “Vantagem de criar em casa é que foco triplica”

Diretora de criação da WMcCann compartilha as mudanças que o isolamento social e o contexto de pandemia trouxeram ao seu trabalho criativo


14 de abril de 2020 - 13h00

“A atividade criativa em um ambiente tenso é sempre um exercício desafiador”, afirma a diretora de criação da WMcCann (Crédito: divulgação)

Em todos os dias úteis da quarentena, Renata Leão faz tudo sempre igual. A diretora de criação da WMcCann toma café da manhã, se arruma para trabalhar como se fosse ao escritório e abre sua câmera para as videoconferências no home office. A profissional revela que sua dinâmica tem sido ainda mais intensa do que antes do isolamento, e que, apensar de todos os efeitos negativos da pandemia, se sente estimulada com toda a aceleração do momento. Na entrevista jogo rápido abaixo, Renata compartilha todas as vantagens e desvantagens dos novos processos criativos impostos pela Covid-19.

Meio & Mensagem – Como o isolamento social e tudo que está acontecendo no mundo afetam a questão criativa?
Renata Leão – O tempo prolongado de confinamento não me preocupa, porque muitos criativos precisam de silêncio e de certa reclusão para criar com qualidade. Porém, as repercussões econômicas deste momento que vivemos certamente são fatores que podem interferir no processo. A propaganda é uma indústria 100% contextual e tudo que nasce criativamente nesse espaço precisa servir a um propósito maior e ser relevante na vida das pessoas. O que as marcas comunicam, principalmente em tempos de crise, é colocado sob uma lupa pelos consumidores. E com toda razão. A atividade criativa em um ambiente tenso é sempre um exercício desafiador, até para os profissionais mais experientes.

M&M – Quais são as diferenças do processo criativo que acontece dentro de casa e não no escritório da agência?
Renata – A maior vantagem do processo criativo em casa é que o foco triplica, pois tenho menos interrupções durante o dia. Isso me dá a oportunidade de me aprofundar ainda mais em todas as tarefas. Em termos de desvantagens, quando se trabalha de casa, perde-se um pouco dessa troca natural que acontece quando você está sentado ao lado dos colegas e casualmente puxa conversa, gerando uma troca de insights. Para mim, essa troca é chave para uma discussão mais ampla das ideias, ajudando inclusive, a acelerar o processo estratégico e na elaboração de devolutivas criativas.

M&M – Então, em termos de concentração, não há nenhum impacto negativo?
Renata – Na verdade, a concentração permanece igual, no meu caso. Mas isso se dá porque o meu papel na agência é justamente o de estar em contato constante com todas as equipes, além da criação, é claro, garantindo a fluidez do processo e que as informações importantes cheguem a tempo para todos. Assim, um processo dinâmico e colaborativo se forma, nos tornando cada vez melhores em ajudar nossos clientes a terem um papel significativo na vida das pessoas. Mas no final do dia, a concentração permanece igual, seja na agência ou em home office.

M&M – O que é mais desafiador nesta nova dinâmica?
Renata – Tudo pesa. Um ambiente onde você se sente seguro para expor suas ideias é fundamental. O contexto e o clima também, porque eles pautam as propostas criativas mais relevantes e determinam o tom das conversas que as marcas se propõem a discutir.

M&M – Seu processo criativo tem alguma peculiaridade curiosa?
Renata –
Meu processo criativo passa sempre por bastante leitura e inspiração através do consumo de entretenimento, principalmente streaming de músicas, filmes, séries e comerciais. Isso tudo me auxilia na elaboração de insights e opiniões críticas. Acho que o distanciamento social está me deixando um pouco mais sensível, e tendo a apreciar, agora mais do que nunca, todas as iniciativas criativas de pessoas que estão aí no mundo, desenvolvendo propostas e soluções para ajudar as classes mais vulneráveis a atravessar esse período economicamente incerto que estamos passando.

M&M – Quais são as suas recomendações para manter a criatividade em tempos de isolamento?
Renata –
Mantenha sua rotina, sua família, seus amigos e publicações confiáveis. Evite ler tudo que recebe nos grupos de WhatsApp. Prefira livros. A criatividade prospera com almas e mentes alimentadas de amor, otimismo, honestidade, compaixão e sobretudo, de paz.

Crédito da imagem de topo: _piranka-iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf