Assinar

Seis cases brasileiros são ?Arte da Ilustração?

Buscar

Seis cases brasileiros são ?Arte da Ilustração?

Buscar
Publicidade
Comunicação

Seis cases brasileiros são ?Arte da Ilustração?

Gunn Report seleciona quatro campanhas da AlmapBBDO, e uma de DM9DDB e Ogilvy em novo projeto


21 de novembro de 2014 - 11h45

 O Gunn Report, referência por causa de seu ranking de campanhas e profissionais mais premiados em festivais pelo mundo, lançou um projeto chamado “The Art of Illustration”, uma compilação de 50 trabalhos de Press/Print premiados em diversos festivais durante os últimos 15 anos que se destacaram pela qualidade da ilustração.

Seis cases brasileiros, todos séries de anúncios, estão na seleção. Apenas a Cingapura teve mais trabalho indicados, com sete. Outros países representativos na lista são Reino Unido, Estados Unidos, ambos com cinco, e Alemanha, com quatro.

Quatro cases nacionais são da AlmapBBDO:

Bin Laden/Bush/Saddam, para Veja
Chameleon/Colour Blind/Rainbow, para Havaianas
Braille/Fireworks/Sex, para Fundação Eyecare
Dogs/Nails/Red Dots, para Escola Panamericana de Arte (EPA)

wrapswraps

 Também foram selecionados trabalhos da DM9DDB e Ogilvy:

Modigliani/Renoir/Van Gogh, da DM9 para Masp
Florence/Jenise/Kela (Retratos da real beleza), da Ogilvy para Dove

wrapswraps

 O ranking fez uma análise do desenvolvimento da ilustração na publicidade:

“No passado, a ilustração era a norma. A arte da publicidade nos anos 1880 consistia em grande parte de gravuras em branco e preto na madeira. Nos anos 1900, avançou para gravuras fotográficas impressas, que fizeram das arte em cores algo factível e a publicidade uma forma de arte. Agora, 90% da publicidade utiliza a fotografia, então, o uso da ilustração já é uma forma de ser diferente. A ilustração, quando usada apropriadamente, se torna mais do que apenas uma opção de execução, mas algo intrínseco à ideia criativa. Ela pode tornar ideias engraçadas ainda mais divertidas. Ou mensagens apreensivas ainda mais assustadoras. A fantasia fica mais fantástica”.

Para fazer a seleção, o Gunn Report recorreu à análise do diretor de arte Neil Dawson, fundador da BETC Londres, ex- diretor global de criação da DDB (um dos responsáveis pelo case “Carousel”, vencedor do Grand Prix de Film em 2007 no Festival de Cannes, e atual dono da agência Dawson Pickering). “A seleção usou ilustrações não por si só, mas porque eram a mídia e o estilo certo para aquela mensagem e marca. Essas ideias simplesmente não funcionariam com fotografia”, analisa.

Confira abaixo o ranking com os 50 anúncios que são "Arte da ilustração":

 

ARTE DA ILUSTRAÇÃO
# Cliente Campanha Agência País Ano
1 COMEDY CENTRAL  Logo-Maid/Logo-Pinata/Logo-Shower Grey, Buenos Aires Argentina 2013
2 TULIPAN CONDOMS "CONEJOS’ CAMPAIGN Futbol/Lake/Volley Young & Rubicam, Buenos Aires Argentina 2007
3 METRO TRAINS/DUMB WAYS TO DIE Bear. Helmet. Toast. McCann, Melbourne Australia 2013
4 SAMSONITE SUITCASES  Safety On Board TBWA, Brussels Belgium 2000
5 DOVE REAL BEAUTY SKETCHES Florence/Jenise/Kela Ogilvy & Mather, Sao Paulo Brazil 2013
6 EPA SCHOOL OF ART & DESIGN Dogs/Nails/Red Dots AlmapBBDO, Sao Paulo Brazil 2011
7 FUNDACAO EYECARE  Braille/Fireworks/Sex AlmapBBDO, Sao Paulo Brazil 2004
8 HAVAIANAS Chameleon/Colour Blind/Rainbow AlmapBBDO, Sao Paulo Brazil 2003
9 MASP MUSEUM SAO PAULO/GUIDED TOURS COMICS Modigliani/Renoir/Van Gogh DDB, Sao Paulo Brazil 2013
10 VEJA MAGAZINE  Bin Laden/Bush/Saddam AlmapBBDO, Sao Paulo Brazil 2004
11 STABILO BOSS HIGHLIGHTER  Dulcinea/Marie Antoinette Prolam Y&R, Santiago Chile 2012
12 CEPF/CHINA ENVIRONMENT PROTECTION FOUNDATION Automobile Pollution/Global Warming/Industrial Pollution JWT Shanghai China 2009
13 COCA-COLA  #Cokehands Ogilvy & Mather, Shanghai China 2012
14 COLSUBSIDO BOOK EXCHANGE  Harry Potter and Troy/Snow White and Sherlock Holmes Lowe SSP3, Bogota Colombia 2012
15 EMI MUSIC PIRACY AWARENESS  Fingers/Heart/Vocal Chords TBWA\Paris France 2006
16 PERRIER  Melting Car/Beach/Nightclub Ogilvy, Paris France 2011/10
17 SONY PLAYSTATION 2  Kamasutra TBWA\Paris France 2004
18 CINEMAXX MOVIE THEATRES Dumbbell/Hand Basin/Icicle Jung von Matt, Hamburg Germany 2000
19 DHL COURIERS  Truck Jung von Matt, Berlin Germany 2005
20 MISEREOR CHARITY WAR ORPHANS Chechnya/Iraq/Somalia Kolle Rebbe Werbeagentur, Hamburg Germany 2007
21 MTV SAFE SEX Backseat/Bush/Toilet Grey Worldwide, Dusseldorf Germany 2012
22 LEVI’S SLIM JEANS Slim Figure – 1-3 JWT, Mumbai India 2006
23 PENGUIN BOOKS Mark Twain/Oscar Wilde/William Shakespeare McCann Worldgroup, Mumbai India 2013
24 ADIDAS FOOTBALL  Sky Comic TBWA\Hakuhodo, Tokyo Japan 2011
25 STAEDLER MARS LUMOGRAPH PENCIL  The Ultimate Pencil… Old Man Dentsu, Tokyo Japan 2013
26 CHRYSLER JEEP Bushman & Eskimo/Husky & Camel/Mountain Goat & Crocodile BBDO/Proximity, Kuala Lumpur Malaysia 2009
27 PICTIONARY  Jet Fighter/T-Rex/Wrestler Ogilvy & Mather, Kuala Lumpur Malaysia 2011
28 PONDS PORE STRIPS  Face Ogilvy & Mather, Mexico City Mexico 2000
29 SHIRE SKIN CANCER CLINIC Burnadette Before/Burnadette After Colenso BBDO, Auckland New Zealand 2002
30 GREENPEACE  Trees JWT, Makati City Philippines 2006
31 ANGLICAN WELFARE COUNCIL/MENTALLY ILL Chaplin/Churchill/Newton Ogilvy & Mather, Singapore Singapore 2006
32 BEN & JERRY’S ICE CREAM Hugs/Purple Caterpillar/Whale Cow Ogilvy & Mather, Singapore Singapore 2010
33 BREAST CANCER FOUNDATION  Bad Hair Day/Big Bottom/Pimple DDB Singapore Singapore 2011
34 EAST TIMOR TOURISM  Chickens/Nuns/Turtle Ogilvy & Mather, Singapore Singapore 2007
35 HEALTH PROMOTION BOARD/ANTI-SMOKING Depression/Impotency/Teeth JWT Singapore Singapore 2004
36 THAI SPCA PET ADOPTION  Couch/Sticks/Walkies Saatchi & Saatchi, Singapore Singapore 2008
37 WORLD WILDLIFE FUND Crocodile/Shark/Tree JWT Singapore Singapore 2010
38 MEDICOS SIN FRONTERAS Where’s Wally Earthquake/Where’s Wally Flood  McCann Erickson, Madrid Spain 2003
39 ZURICH CHAMBER ORCHESTRA Goosebumps/Heartbeat/Teardrop Euro RSCG, Zurich Switzerland 2010
40 SUNLIGHT DETERGENT Cow/Lamb/Pig Lowe & Partners, Bangkok Thailand 2013
41 GUINNESS EXTRA COLD  Iceberg/Lolly/Nipple Abbott Mead Vickers BBDO, London UK 2000
42 MARMITE SQUEEZY Bull Fighting/France/Jose Mourinho DDB London UK 2007
43 MERRYDOWN CIDER Fiona Hewitt/Greg Clarke/Paul Davis Campbell Doyle Dye, London UK 2004
44 MUSEUM OF CHILDHOOD  Museum of Childhood 1-3 AMV.BBDO, London UK 2013
45 VOLKSWAGEN POLO/PROTECTION  Fighters/Shells/Species BMP DDB, London UK 1999
46 42BELOW VODKA Bareback/Flight Attendant/Transvestite Saatchi & Saatchi, New York USA 2007
47 AIDS AWARENESS Charlie The Trouser Snake/Sex Map Goodby Silverstein & Partners, San Francisco USA 2011
48 NEW YORK TIMES  Map/Newspaper/Skyline Bozell, New York USA 2002
49 THE ECONOMIST Plugs BBDO, New York USA 2010
50 TIDE COLDWATER  Cruise Ship/Empire State Building/Wrigley Field Saatchi & Saatchi, New York USA 2007
Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025

  • Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança