Alexandre Zaghi Lemos
25 de setembro de 2023 - 17h48
(Crédito: Eduardo Lopes/ Imagem Paulista)
Com alta de 18% no total de cases inscritos em relação ao ano passado, a 16ª edição do Effie Awards Brasil bate recorde de concorrentes.
Nesta semana, acontecem, em São Paulo, os júris presenciais que analisarão 135 cases, que totalizam 197 menções no shortlist – alguns finalistas disputam prêmios em mais de uma categoria.
Na semana que vem, o site de Meio & Mensagem publicará o shortlist dividido por categoria, com as 197 menções.
A edição de 2023 supera a do ano passado, quando houve 163 menções no shortlist. As seções de avaliação que definiram o shortlist aconteceram online nos dias 28, 29 e 30 de agosto e 4, 5 e 6 deste mês, mobilizando 690 profissionais integrantes dos júris.
Na segunda etapa de julgamento, que definirá quais campanhas receberão Ouros, Pratas e Bronzes, 300 desses profissionais voltam a avaliar os cases finalistas, mas agora em discussões presenciais.
A lista de premiados será divulgada na edição de Meio & Mensagem do dia 16 de outubro, mas a revelação dos troféus atribuídos a cada uma das campanhas só será feita na cerimônia de premiação, no dia 7 de novembro.
Nesta mesma data, poucas horas antes do evento, acontecerá a terceira fase do julgamento, para a deliberação sobre o vencedor do Grand Effie, principal troféu da premiação, a qual concorrem os vencedores de Ouros. O crescimento do Effie Awards Brasil e do interesse do mercado em participar da cerimônia de premiação determinou a mudança do evento para um local maior, o Vibra São Paulo.
Veja, a seguir, em ordem alfabética, a lista dos 135 cases finalistas (que totalizam 197 menções no shortlist – alguns finalistas disputam prêmios em mais de uma categoria):
“#PlayValorosa: a competição que transformou jogadas em Outdoors”, da Media Monks para Valorant, da Riot Games
“#TrazAsBudsPraCasa”, da Africa Creative e Wieden + Kennedy para Budweiser, da Ambev
“40 Mil Netos”, da Zmes para Raia Drogasil
“A ascensão de um anti-herói”, da Dentsu Creative para Cup Noodles, da Nissin
“A criação do Corre”, da Buena Onda para Olympikus
“A estratégia de produto que mudou o jogo”, da Globo para Big Brother Brasil
“A FOL_IA mais comentada do carnaval”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“A gente se fala com um TikTok”, da Galeria para TikTok
“A Linguagem da Acessibilidade”, da Lew’Lara\TBWA para Banco do Brasil
“A mortadela mais vendida que virou recorde mundial”, da AlmapBBDO para Perdigão, da BRF
“A Primeira Série de Marca do Globoplay”, da Ampfy para Perdigão, da BRF
“Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
“Acabe com a Cara de Azia!”, da Publicis Leon, para Eno, da Haleon
“Aceitas Cookie”, da Lew’Lara\TBWA para Cookies Piraquê, da M Dias Branco
“Água Tônica: Hit no Rock In Rio”, da Wunderman Thompson e OpenX para Schweppes, da The Coca Cola Company
“AliExpress: Achadores de Achadinhos”, da FCB Brasil para AliExpress
“As chaves do inferno nas suas mãos”, da CP+B para Diablo Immortal, da Blizzard Entertainment
“Atura o Baile”, da Africa Creative e Gana para Budweiser, da Ambev
“Áudios Mágicos Coca-Cola”, da Ogilvy para Coca-Cola, da The Coca Cola Company
“B2B Flash: o fim do Boring2Boring”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
“Bacon Hits”, da Galeria para Bacon Seara Gourmet, da Seara Alimentos
“BBB Tweet, da Leo Burnett TM para Fiat Toro, da Fiat
“Beck’s 70+. Mais amarga para paladares mais exigentes”, da AKQA para Beck’s, da Ambev
“Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Brahma apresenta Circuito Sertanejo”, da Cooler DVT para Brahma, da Ambev
“Brahmosidade: O reposicionamento que consagrou a volta da cerveja Nº1 dos brasileiros”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
“Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
“Canal Coisa Nossa”, da Snack Content para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Carro não é para casar”, da Artplan para Localiza Meoo
“Casimiro na Copa”, da Galeria para McDonald’s
“Cavalo Branco – O Rei do Rolê”, da AlmapBBDO para White Horse, da Diageo
“Chega de drama, Cheetos Bola voltou”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico
“Com Prezão Tá Safe”, da Talent Marcel para Claro
“Constituição Best-Seller”, da Gut para Mercado Livre
“Copa do Mundo 2022 – Sabor da Copa”, da Galeria para McDonald’s
“Copa do Mundo da Fifa na CazéTV”, da LiveMode para LiveMode
“Da Premium TV à Gaming TV”, da Druid Creative Gaming e Essence MediaCom para Samsung
“Dia das Mães O Boticário – Maternidade sem Julgamentos”, da AlmapBBDO para O Boticário
“Dia das Mães: quem ama também precisa de amor #SejaRedeDeApoio”, da AlmapBBDO para O Boticário
“DM Cremoso: O ano em que os craques brasileiros curtiram o Carnaval sem perder o foco na recuperação”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
“Doritos Dinamita: co-criando com ACME”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“Doritos Rainbow: Respeita Minha Identidade”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“E-commerce Chevrolet, um novo jeito de comprar carro: o seu”, da MRM Brasil para Chevrolet
“Eudora: O poder do efeito Eudora Siàge”, da Suno United Creators para Eudora, do Grupo Boticário
“Excelência em Influência”, da Wunderman Thompson para Avon
“Fala Galvão”, da Galeria para TikTok
“Famiglia Heinzzola – Hackeamos a cultura e acabamos com a discussão sobre ketchup na pizza”, da Africa Creative para Heinz
“Flash na Amarelinha”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
“Franquia dos Sonhos, Resultados dos Sonhos”, da WMcCann para L’Oreal, da L’Oreal Paris
“FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para FYS
“Green your city, rock your city”, da Atenas para Heineken
“Habib’s em: A Copa dos que não foram!”, da AlmapBBDO para Habib’s
“Habib’s: Esfihas além da conta”, da AlmapBBDO para Habib’s
“Heinz Ink”, da Soko para Heinz
“Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives para Hellmann’s e NBA Brasil
“Heroínas do Game”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“Instagram: Mete um Reels”, da AlmapBBDO para Instagram, da Meta
“Isso vem mudando o game”, da Druid Creative Gaming para Itaú
“Itaú educou as pessoas e reduziu as notificações e os gastos com golpes e fraudes”, da Africa Creative para Itaú
“Itaú faz ato contra racismo no momento de maior audiência do futebol”, da Africa Creative para Itaú
“Jornada do Autismo – Tecnologia aprimorando e promovendo a inclusão de pessoas autistas”, da Africa Creative para Vivo
“KitKat Let’s Rock The Break”, da Batux para KitKat, da Nestlé
“Lançamento 99 Moto – Dança da Motinha Remake”, da CP+B Brasil para 99Moto, da 99
“Lançando a categoria de Gaming TV”, da Druid Creative Gaming e Essence MediaCom para Samsung
“Lentes do Esporte: mudando visões, transformando vidas”, da McCann Health para Acuvue, da J&J
“Let’s Rock the Break”, da Gut para KitKat, da Nestlé
“Livelo Pix: deixando o que era bom ainda melhor”, da AlmapBBDO para Livelo
“Méquizice”, da Galeria para McDonald’s
“Mike’s Ice, Baby”, da AKQA para Mike’s, da Ambev
“Monumento à Educação”, da Artplan para Unicef
“Mosquito vs Mosquito: Casas contra o Aedes Aegypti”, da Gut para QuintoAndar
“Muros Patrocinados”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“No BBB, Zé entrega tudo”, da Gut para Zé Delivery, da Ambev
“Novembro Preto”, da Africa Creative para Ambev
“Novo Nissan Sentra – Detalhes que abalam gigantes”, da Lew’Lara\TBWA para Novo Nissan Sentra, da Nissan
“Novo Polo. A Volks de volta à liderança dos hatches”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“O bigode que joga por todos”, da Grey para Gillette
“O compromisso de Doritos Rainbow”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“O game mudou Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú
“O meme mais gostoso da Geração Z”, da David para BIS, da Mondelez
“O Método Burger King”, da DM9 para Burger King
“O poder da fofoca: Como um boato fez Brahma ser o principal assunto do Carnaval”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
“O Poder do Sorriso”, da VMLY&R para Colgate, da Colgate Palmolive
“O sanduíche que chegou para somar”, da Dentsu Creative para Subway
“O shampoo anticaspa nº1 agora também é antizica”, da Tech and Soul para Clear, da Unilever
“Ofertas arrasadoras você entende até em árabe”, da Ogilvy e NIdeias para Magazine Luiza
“Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon
“OOH solar”, da Le Pub para Heineken
“Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum”, da Leo Burnett TM para Oreo, da Mondelez
“Os Snacks Surreais de Monster Chef”, da Wunderman Thompson e OpenX para Fanta, da The Coca Cola Company
“Outback Feat. MasterChef”, da Santa Clara e Jeffrey Group para Outback
“Pague Menos no BBB23”, da Advance Comunicação para Farmácias Pague Menos
“Pampers”, da Publicis para Pampers, da Procter & Gamble
“Passatempo: Biscoitos Inclusivos”, da Publicis para Passatempo, da Nestlé
“Pedágio Zero”, da Le Pub para Heineken 0.0, da Heineken
“Pepsi Black apresenta Campeões da Rua Catar”, da Pepsi para Pepsi, da Pepsico
“Pesquisa do Orgulho: Censo demográfico contra apagamento e oportunismo”, da Media.Monks para Havaianas
“Pesquisa do Orgulho: o estudo pelo direito da população LGBTQIAPN+ existir”, da Media.Monks para Havaianas
“Por um futfem realmente Coisa Nossa”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“PPK tem cheiro de PPK”, da MullenLowe para Gino-Canesten Balance, da Bayer
“Professores Pretos”, da VMLY&R para Vivo
“Projeto Skate – Mais do que uma aposta, uma manobra corajosa”, da Publicis para Tiger, da Heineken
“Promoção Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives e Hub Brasil para Hellmann’s, da Unilever, e NBA Brasil
“Próxima Estação: Mundo Invertido”, da Wunderman Thompson para Netflix
“Quando Cheetos passa, eu sigo o cheiro”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico
“Quem conhece, ama”, da Soko para Cif, da Unilever
“Rexona Carnaval: #eunãovouembora”, da Fbiz para Rexona
“Select”, da Suno United Creators para Santander
“Sempre Bem”, da Advance Comunicação para Farmácias Pague Menos
“Sócios do Zé”, da Agência California para Zé Delivery, da Ambev
“Sorriso patrocina Sorriso”, da VMLY&R para Sorriso, da Colgate Palmolive
“Telekwai”, da Gut para Skol, da Ambev
“TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
“The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
“Tixan Ypê no guarda-roupa mais famoso do Brasil”, da DPZ para Tixan Ypê, da Ypê
“Todo mundo tem 15 de algo pra doar”, da Artplan para 15 por 15, da Ação da Cidadania
“ToothAds By Sensodyne”, da Publicis Leon para Sensodyne, da Haleon
“Trago Sua Skol de Volta”, da Gut para Skol, da Ambev
“Um Evento além do Evento”, da MRM e WMcCann para Latam Airlines
“Um Lámen na terra dos gigantes”, da Dentsu Creative para Cup Noodles, da Nissin
“Um Lugar Ao Sol”, da Soko para Dove, da Unilever
“Um novo Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú
“Um Passageiro Inusitado No Metrô”, da Wunderman Thompson para Netflix
“Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, da Ambev
“Valeu pela propaganda!”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas
“Vamos Marcar”, da Soko para Stella Artois, da Ambev
“Vem com elas: Visa Sicredi e o futebol feminino”, da DPZ para Sicredi e Visa
“Vem com Vivo Fibra”, da VMLY&R para Vivo
“Verão 0.0”, da Le Pub para Heineken 0.0, da Heineken
“Virtus, a melhor escolha para quem sabe escolher”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Vult da um novo final a uma antiga história de racismo desfilando no maior carnaval do país”, da AlmapBBDO para Vult, de O Boticário
“Vult leva salão de beleza do palco de reality show para as principais periferias do Brasil”, da AlmapBBDO, para Vult, de O Boticário
“WhatsApp contra golpes”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
“WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta
“Ypê Blooming Collection no SPFW”, da DPZ para Amaciante Concentrado Ypê, da Ypê