Um olho em Cannes e outro na Copa
Festival fatura mais de R$ 66 milhões com novo recorde de inscrições. Brasil diminui participação, mas investe R$ 5,6 milhões
Festival fatura mais de R$ 66 milhões com novo recorde de inscrições. Brasil diminui participação, mas investe R$ 5,6 milhões
Alexandre Zaghi Lemos
10 de junho de 2014 - 6h53
Os profissionais brasileiros que embarcam a partir desta semana para participar da 61ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes deixarão parte da atenção em solo brasileiro. A Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, 12, certamente roubará tempo daqueles que irão à França, seja pelo gosto pelo esporte, seja pela relevância que o evento futebolístico tem para o mercado de comunicação, marketing e mídia. Sabendo disso, a organização do Cannes Lions já espera uma considerável redução na presença de brasileiros no Festival — a estimativa oficial é a de que são aguardados 25% menos que os 950 participantes do País no ano passado.
A coincidência de datas já afetou, mesmo que levemente, o total de peças brasileiras inscritas em Cannes. A sequência de altas dos últimos anos foi quebrada com o envio de 3.321 peças brasileiras, o que significa queda de 4,5% em relação a 2013.
A participação do País vai na contramão do total geral do Festival, que consegue se manter em crescimento e quebrando recordes. Em 2014 há 37.427 trabalhos disputando Leões, alta de 4,6% em relação a 2013. Assim, somente com as inscrições de peças, o Cannes Lions soma faturamento de € 20,7 milhões (em torno de R$ 64 milhões). O Brasil contribuiu com aproximadamente R$ 5,5 milhões. Veja, abaixo, quadro com as brasileiras que mais inscreveram.
Entre os 97 países concorrentes (outro número recorde), os Estados Unidos mantêm a dianteira no número de inscrições, com 6.213 peças, seguidos pelo Brasil. Veja, a seguir, quadro com os mercados que mais concorrem em cada uma das áreas.
Neste ano, há ainda a estreia do evento Lions Health, voltado para a área de saúde e bem-estar, nesta sexta-feira, 13, e no sábado 14, que recebeu 1.423 inscrições de trabalhos concorrentes, enviados por 49 países. O que soma mais € 640 mil (cerca de R$ 2 milhões) ao faturamento do Cannes Lions. As 98 peças brasileiras respondem por R$ 136 mil desse total. Os pontos conquistados no Lions Heal¬th não serão considerados para os prêmios do Cannes Lions, que começa no dia seguinte, 15 de junho, e vai até o dia 21.
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