Prêmio: Prata Categoria: Sem Fins LucrativosCase: Som do SilêncioAnunciante: SECOM/PRAgência: Artplan
As estatísticas sobre violência contra as mulheres no Brasil mostram um cenário preocupante. Os casos de violência acontecem diariamente nos lares, nas ruas, no transporte público e em muitos outros ambientes em todo o país. Muitas das vezes, essas situações acabam silenciando as vítimas e quem está ao seu redor. Então como mostrar que a voz delas e de todo mundo é muito importante para mudar essa realidade?
A dupla Simone e Simaria, artistas de alta expressão e alcance, anunciou o lançamento de um novo videoclipe no YouTube. Na manhã do dia 25 de novembro, a música foi ao ar, porém com um detalhe: era possível ouvir a batida da canção, mas não a voz das cantoras. Milhares de pessoas comentaram achando que era um defeito técnico.
Horas depois, a dupla voltou para as redes sociais convidando o público a assistir ao clipe novamente, informando que o problema no áudio era proposital. Na nova versão do clipe, era possível ouvir a voz das cantoras e a letra explicava tudo: as mulheres não devem se calar. O refrão dizia: “Eu não calo a minha voz, vou gritar por todas nós”.
E como no lançamento as pessoas não podiam saber que o vídeo era sobre violência, exemplos de assédio foram escondidos, no formato de easter eggs, em algumas cenas. A ideia era gerar mais conversas após a revelação e mostrar os diferentes tipos de violência. O que se concretizou após a ideia ir ao ar.
Tudo isso fez com que o clipe ficasse em 1º lugar no YouTube, gerasse uma mídia espontânea de R$ 36 milhões e, o mais importante, as mulheres se sentiram fortes para combater a violência, o que resultou em um aumento de 35% nas denúncias.
Agência: ArtplanAnunciante: SECOM/PR Responsável pela peça (Agência): Gabriel Veras, Planner
Responsável pela aprovação (Anunciante): Gislaine Passador Bittencourt de Sa, Diretora de Publicidade
Planner: Gabriel Veras, Artplan
Diretor de Planejamento: Fernando Torres, Artplan
Diretora de Atendimento: Ana Carolina Malta, Artplan
Diretora de Conta: Larissa Pereira, Artplan
Diretor de criação: Gustavo Tirre, Artplan
Redator: Thiago Diniz, Artplan
Coordenadora de Conteúdo: Anny Cassimira, Artplan
Gerente de mídia: Vivianne Amaral, Artplan
Secretário Executivo do MINC: Fábio Wajngarten, SECOM/PR
Secretário de Publicidade e Promoção: Glen Valente, SECOM/PR
Compartilhe
Veja também
-
Explosão das bets: crescimento, impactos e regulamentação
Em 2024, o Brasil se consolidou como um dos maiores mercados de apostas online, impulsionado por um investimento massivo em publicidade e influenciadores
-
Porto renova parceria com GP de São Paulo até 2027
Ao todo, contrato entre a empresa e Fórmula 1 se estende por seus anos, fazendo da marca founding partner do evento com ativações e outras ações
-
-
-