Som do Silêncio

Buscar
Publicidade

Som do Silêncio


4 de julho de 2020 - 2h35

Prêmio: Prata
Categoria: Sem Fins Lucrativos
Case: Som do Silêncio
Anunciante: SECOM/PR
Agência: Artplan

As estatísticas sobre violência contra as mulheres no Brasil mostram um cenário preocupante. Os casos de violência acontecem diariamente nos lares, nas ruas, no transporte público e em muitos outros ambientes em todo o país. Muitas das vezes, essas situações acabam silenciando as vítimas e quem está ao seu redor. Então como mostrar que a voz delas e de todo mundo é muito importante para mudar essa realidade?

A dupla Simone e Simaria, artistas de alta expressão e alcance, anunciou o lançamento de um novo videoclipe no YouTube. Na manhã do dia 25 de novembro, a música foi ao ar, porém com um detalhe: era possível ouvir a batida da canção, mas não a voz das cantoras. Milhares de pessoas comentaram achando que era um defeito técnico.

Horas depois, a dupla voltou para as redes sociais convidando o público a assistir ao clipe novamente, informando que o problema no áudio era proposital. Na nova versão do clipe, era possível ouvir a voz das cantoras e a letra explicava tudo: as mulheres não devem se calar. O refrão dizia: “Eu não calo a minha voz, vou gritar por todas nós”.

E como no lançamento as pessoas não podiam saber que o vídeo era sobre violência, exemplos de assédio foram escondidos, no formato de easter eggs, em algumas cenas. A ideia era gerar mais conversas após a revelação e mostrar os diferentes tipos de violência. O que se concretizou após a ideia ir ao ar.

Tudo isso fez com que o clipe ficasse em 1º lugar no YouTube, gerasse uma mídia espontânea de R$ 36 milhões e, o mais importante, as mulheres se sentiram fortes para combater a violência, o que resultou em um aumento de 35% nas denúncias.

Agência: Artplan
Anunciante: SECOM/PR
Responsável pela peça (Agência): Gabriel Veras, Planner
Responsável pela aprovação (Anunciante): Gislaine Passador Bittencourt de Sa, Diretora de Publicidade
Planner: Gabriel Veras, Artplan
Diretor de Planejamento: Fernando Torres, Artplan
Diretora de Atendimento: Ana Carolina Malta, Artplan
Diretora de Conta: Larissa Pereira, Artplan
Diretor de criação: Gustavo Tirre, Artplan
Redator: Thiago Diniz, Artplan
Coordenadora de Conteúdo: Anny Cassimira, Artplan
Gerente de mídia: Vivianne Amaral, Artplan
Secretário Executivo do MINC: Fábio Wajngarten, SECOM/PR
Secretário de Publicidade e Promoção: Glen Valente, SECOM/PR

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por quanto tempo os líderes de marketing permanecem no cargo?

    Por quanto tempo os líderes de marketing permanecem no cargo?

    Relatório da empresa de recrutamento Spencer Stuart aponta que a rotatividade dos CMOs permaneceu estável no ano passado em relação a 2022

  • Ypê reforça atuação na categoria de cuidados pessoais

    Ypê reforça atuação na categoria de cuidados pessoais

    Com aumento de investimentos e portfólio de marcas, área de cuidados pessoais da Ypê se tornou uma unidade de negócio em 2023