Vivi Guedes. Garota propaganda, influenciadora ou vendedora?
BuscarPrêmio: Prata Categoria: VeículosCase: Vivi Guedes. Garota propaganda, influenciadora ou vendedora?Anunciante: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDAAgência: LEO BURNETT TAILOR MADE
Esse não é um case sobre uma campanha, é a história de uma revolução em um formato de comunicação. A FIAT estava em um processo de transformação, renovando seu portfolio e precisava de uma estratégia de varejo revolucionária para lançar seu novo line-up e fazer um grande movimento de varejo ao mesmo tempo.
Fizemos algo inédito. Mais que uma campanha tradicional, criamos uma mudança de paradigma, desenvolvendo um formato de mídia totalmente inovador ao lado da Globo. Juntos, agência e veículo fizeram uma revolução, criando uma nova forma de fazer conteúdo de marca, produto e varejo de forma integrada.
Junto com o veículo, foi desenhada uma plataforma de comunicação inédita, desenvolvendo uma narrativa cross media jamais vista, em que uma personagem de novela –a influenciadora digital Vivi Guedes na novela da Globo.- se tornou embaixadora da marca e ganhou vida real misturando ficção e realidade.
Tudo começou meses antes, com a Paolla participando em diversos projetos para a FIAT, construindo uma associação entre ela e a marca. Em paralelo, em parceria com a Globo, um conjunto de ações foi criado sob medida para a personagem que surgiria na novela: uma digital influencer que mais adiante seria contratada pela FIAT.
Com a novela no ar, a FIAT demitiu em rede nacional a atriz Paolla Oliveira e contratou a sua personagem, Vivi Guedes, como sua influenciadora. Aos poucos, Vivi ganhava vida além da Globo, com perfil e seguidores reais em redes sociais.
Uma criação feita a seis mãos. FIAT, agência e Globo trabalhando juntas desde a concepção da ideia. Durante as quatro semanas seguintes, tudo o que acontecia com a Vivi nos capítulos da novela, gerava pílulas de conteúdo nas redes sociais da FIAT trazendo protagonismo para os produtos e as ofertas que precisavam ser comunicadas no varejo.
O formato de merchan foi reinventado a tal ponto que a Globo foi obrigada a reescrever sua plataforma comercial e outras marcas já estão seguindo o sucesso da Vivi.
A campanha foi um sucesso para Fiat, tanto no âmbito de negócios, quanto de interação com a marca. Em negócio, houve Aumento dos emplacamentos da montadora em 22%, transformando o Fiat Argo no 3º carro mais vendido do país, com um aumento de 43,5% nos emplacamentos. Em interação com a marca, o número de engajamentos por 1000 seguidores no Instagram aumentou 45%, saindo de 556,43 para 805,84.
Agência: LEO BURNETT TAILOR MADEAnunciante: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA Responsável pela peça (Agência): Tiago Lara, Vice Presidente
Responsável pela aprovação (Anunciante): Adriana Girão, Gerente de Estratégia de Comunicação
CMO LATAM: Frederico Battaglia, Fiat Chrysler Automobiles
Gerente de marketing: Maria Lucia Antonio, Fiat Chrysler Automobiles
Gerente de Estratégia em Comunicação: Adriana Girão, Fiat Chrysler Automobiles
Diretor de criação: Tomás Correa, Leo Burnett Tailor Made
Vice Presidente: Andrea Hirata, Leo Burnett Tailor Made
Diretora de Mídia: Daniela Franco, Leo Burnett Tailor Made
Co-CEO: Marcelo Reis, Leo Burnett Tailor Made
Diretora de Contas Sênior: Karol Alberti, Leo Burnett Tailor Made
Diretora de Contas: Katia Simonato, Leo Burnett Tailor Made
Vice Presidente: Tiago Lara, Leo Burnett Tailor Made
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