Gente

Morre João De Simoni, pioneiro do marketing promocional

Corpo do profissional de 86 anos está sendo velado em Capivari, no interior de São Paulo, sua cidade natal

i 21 de novembro de 2023 - 9h54

Em 1993, De Simoni foi um dos fundadores da Ampro e, no mesmo ano, venceu o prêmio Caboré de Empresário ou Dirigente da Indústria (foto: Reprodução)

Morreu na segunda-feira, 20 de novembro, aos 86 anos, João De Simoni, pioneiro do marketing promocional brasileiro. O velório acontece nesta terça-feira, 21, em Capivari, no interior de São Paulo, sua cidade natal, onde vivia desde que se aposentou do mercado de agências, em 2004. O sepultamento será no Cemitério Municipal, às 16hs.

Em 1993, De Simoni foi um dos articuladores pela fundação da Associação de Marketing Promocional, tendo sido o primeiro presidente do Conselho Diretor da entidade. No mesmo ano, venceu o prêmio Caboré na categoria Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação.

Sua carreira no mercado teve início nos anos 1960, após se formar na ESPM, como executivo de marketing, vendas e comunicação de marcas como Willys-Overland, Ford e Chrysler. Também integrou a equipe da agência J. Walter Thompson.

Em 1978, empreendeu com a fundação do Grupo De Simoni Associados, cujas empresas atuavam nas áreas de promoções, marketing de incentivo, eventos e merchandising.

De Simoni teve também uma longa relação com o Palmeiras, clube no qual chegou a jogar profissionalmente no final da década de 1950 e a integrar a diretoria no início dos anos 1970.

Nos últimos anos, se dedicou a outra de suas paixões: a produção da cachaça Villaggio De Simoni, em Capivari.

João De Simoni deixa esposa, três filhos, quatro netos e livros sobre a atividade de marketing promocional que continham contribuindo com a formação das novas gerações de profissionais.