Alex Lubar deixa DDB e torna-se CEO de consultoria
Executivo sai da posição de CEO global da DDB e passa a comandar a Fundamentalco, fundada por ex-Droga5
Por Brian Bonilla, do Ad Age

Alex Lubar deixa DDB e assume comando de consultoria fundada por ex-Droga5 (Crédito: Divulgação/LinkedIn)
Alex Lubar deixou o cargo de CEO global da DDB, rede do Omnicom que, conforme apurado por Meio & Mensagem, deixará de existir quando a holding se unir ao IPG – o que deverá ocorrer ainda este ano.
O executivo torna-se CEO da Fundamentalco, consultoria fundada por Jonny Bauer, ex-Droga5 e Blackstone, que responde como chair executivo da operação.
“Temos uma liderança excepcionalmente forte, que permanecerá focada em entregar trabalhos excelentes para nossos clientes e em apoiar nossas equipes”, informou uma porta-voz da DDB, em comunicado.
Pode parecer surpreendente a escolha de se juntar a uma consultoria formada por pouco mais de 30 pessoas depois de ter feito parte de uma rede do porte da DDB. Mas Lubar disse ter interesse no que Bauer tem construído e ter ficado intrigado quando o colega o procurou.
“Os clientes estão batendo na porta de Jonny… em um mundo em que muitas das operações de marketing e de agências estão tentando reter clientes. Acho que isso ocorre porque têm um entendimento real dos que os clientes estão procurando para mudar resultados de negócio”, disse Lubar.
A Fundamentalco também está recebendo investimento de private equity da Quilvest para acelerar a segunda fase da empresa, de acordo com Bauer. Com aporte financeiro, o profissional irá atrás de adicionar capabilities e apostará em M&A.
O que é a Fundamentalco
À medida que a Fundamentalco procura crescer e competir em um espaço repleto de consultorias, como Accenture, Deloitte e outras boutiques, Bauer deseja se destacar de múltiplas maneiras.
Uma delas é trazer o pensamento de marca ao C-level para transformar o modo com que negócios são avaliados. “Nossos engajamentos são com o C-level, somos procurados para responder aquela pergunta de alta altitude sobre o que uma companhia pode transformar em meio a uma combinação de circunstâncias”.
Outra forma é por meio de seu modelo de talentos sêniores. “Temos pequenos times de pessoas muito sêniores que realmente executam o trabalho”, explica o executivo.
Depois que Bauer deixou a Droga5, em 2021, onde trabalhava como CSO, ele se juntou à Blackstone no ano seguinte, com o objetivo de conduzir a estratégia de transformação da marca. Em 2024, ele deixou a firma de investimento para lançar a Fundamentalco, tendo a Blackstone como cliente inaugural.
A empresa hoje tem 40 clientes – entre os quais Vista, Bain Capital, Hilton, Visa e Delta – e a receita anual deverá crescer 63% até o final do ano. Um dos trabalhos recentes foi a estratégia de transformação para a UKG, plataforma de RH impulsionada por inteligência artificial. A campanha foi criada pela Droga5.