Fundador da AKQA, Ajaz Ahmed deixa companhia
Executivo estava à frente da rede de agências há 30 anos e no comando do AKQA Group como CEO desde 2020, quando o WPP uniu a rede à Grey
Fundador da AKQA, Ajaz Ahmed deixa companhia
BuscarFundador da AKQA, Ajaz Ahmed deixa companhia
BuscarExecutivo estava à frente da rede de agências há 30 anos e no comando do AKQA Group como CEO desde 2020, quando o WPP uniu a rede à Grey
Isabella Lessa
17 de outubro de 2024 - 10h52
O WPP comunicou, nesta quinta-feira, 17, a saída de Ajaz Ahmed dos postos de CEO do AKQA Group e de CEO da AKQA, agência fundada por ele há 30 anos.
Com isso, Stephan Pretorius, chief technology officer do WPP, assume a função de Ajaz interinamente. Em breve, a holding comunicará quem será o sucessor do executivo britânico, que escolheu deixar a companhia, segundo comunidado do grupo.
“Servir o time da AKQA, clientes, e valores nos últimos 30 anos foi a grande honra da minha vida. Ter fundado a AKQA quando era jovem foi o início de uma jornada incrível e, se o destino permitir, torço por outros 30 anos de trabalhos significativos, que façam a diferença. Estou tremendamente energizado sobre novas aventuras e oportunidades de fazer algo novo”, declarou Ajaz, em nota.
Quando tinha apenas 21 anos, Ajaz resolveu fundar a AKQA inspirado no autoexílio do Radiohead no início dos anos 1990. Depois de lançar The Bends, a banda inglesa se isolou em uma casa no interior da Inglaterra e deu origem ao álbum OK Computer, um dos mais aclamados da trajetória do grupo.
Segundo Ajaz, um ambiente similar ao habitado pela banda seria ideal para deixar a criatividade fluir sem restrições – os escritórios da AKQA ao redor do mundo, inclusive a Casa, nome do escritório de São Paulo, refletem a ideia do fundador por fugirem dos padrões convencionais dos escritórios corporativos.
Em 2020, o WPP promoveu a fusão entre as redes AQKA e Grey, dando origem, assim, ao AKQA Group. Com isso, Ajaz passou a acumular o cargo de CEO do grupo.
“Sob a liderança de Ajaz, a AKQA se tornou uma das agências mais reconhecidas e estimadas do mundo. É um negócio brilhante, com pessoas extremamente talentosas ao redor do mundo. Com seu time global, capabilities e expertises excepcionais, a AKQA está bem-posicionada para continuar a ter sucesso e agradecemos Ajaz por sua visão e contribuição para o negócio”, disse Mark Read, CEO do WPP, em nota.
Compartilhe
Veja também
Claro nomeia Rodrigo Marques como CEO
Paulo César Teixeira, CEO até o final deste ano, assumirá vaga no novo conselho consultivo da empresa
Mercado perde Eduardo Souza Aranha
Fundador e diretor executivo da Souza Aranha, profissional foi presidente da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd)