Você já ouviu falar em Q-Commerce? Eu também não

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Você já ouviu falar em Q-Commerce? Eu também não

Buscar
Publicidade


11 de fevereiro de 2022 - 11h40

(Crédito: Justin Sullivan/Getty Images)

Desvendando de cara o enigma: Quick Commerce. Entrega da última milha na logística cada vez mais doidamente rápida dos grandes marketplaces, em busca de entregas em prazos cada vez mais curtos. Vou explicar o que descobri.

A tendência de entrega rápida e de última milha cresceu exponencialmente em todo o mundo nos últimos cinco anos. A média das entregas hoje, segundo estudos globais, se situa entre dois e três dias, mas todos sabemos que há entregas que são feitas no mesmo dia, dependendo da mercadoria e da localização do cliente.

Quem puxou essa onda e subiu o sarrafo desse desafio, você acompanhou, foi a Amazon. E todos tiveram que vir atrás, para não ficar para trás.

Ocorre que o consumidor segue exigindo cada vez entregas mais rápidas e mais baratas e os dois ou três dias, nos novos standards que o varejo começa a enfrentar agora, parecem não estar mais sendo suficientes.  

O objetivo (doido, como eu disse acima) passa então a ser: entrega quase instantânea e sem custo extra.

Solução? O Quick Commerce.

Em vez dos gigantes armazéns e centros de distribuição das grandes cadeias, ou melhor, em adição a eles, trata-se agora de construir uma malha de pequenos e micro entregadores de última milha, espalhados por onde der. Isso pode resultar, dizem os especialistas, em entregas de até 15 minutos.

No Q-Commerce, os varejistas atendem aos pedidos usando uma rede de centros de micro-atendimento urbanos, o que obviamente reduz a distância entre o distribuidor e o consumidor.

Quem banca esses mini-centros é obviamente o varejista e esse é um custo adicional em sua já apertada margem. Mas, aparentemente, pode valer a pena. Os estoques são menores e a operação em si é relativamente barata.

O Rappi adquiriu a Avocado aqui no Brasil para entrar nesse setor.

Se vai virar de fato o novo standard do mercado entre os grandes players, vamos acompanhar. Mas que é legal, é.

Publicidade

Compartilhe

Veja também