Causas na publicidade são mais atraentes aos jovens

Buscar

Comunicação

Publicidade

Causas na publicidade são mais atraentes aos jovens

Levantamento da Forebrain mostra que elementos relacionados a propósito em campanhas publicitárias engajam mais as gerações X e Y

Luiz Gustavo Pacete
27 de novembro de 2017 - 9h05

Conexão com a realidade. Essa frase determina um dos maiores desafios atuais da publicidade. Essa conexão aparece, inclusive, em levantamento da agência de neuromarketing Forebrain. O estudo mostra que referência cultural e propósitos são elementos que mais ativam reações positivas nos jovens das gerações X ou Y.

O estudo “Gerações – O impacto da comunicação no cérebro de jovens e adultos” mostra como fatores relacionados ao conteúdo e forma da publicidade podem interferir diretamente na maneira como o cérebro reage, segundo os índices neurais de atenção, motivação e memorização. A pesquisa aponta que jovens são mais curiosos e campanhas com propósitos e elementos culturais apresentam melhor performance para os millennials quando inseridas na publicidade.

“De maneira geral, o amadurecimento do cérebro humano se estende até os 25-30 anos de idade e provoca importantes mudanças nos fatores ligados ao comportamento, que fazem o cérebro de jovens e adultos funcionar de maneira distinta e, por isso, eles são sensíveis a estímulos diferentes e se interessam por assuntos diferentes”, explica Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain.

Ainda de acordo com o estudo, celebridades têm um impacto semelhante para jovens e adultos, mas sua caracterização pode ser fundamental para atingir de maneira distinta os dois públicos.

O estudo é baseado em como jovens e adultos entendem e sentem filmes publicitários segundo metodologia que analisa o padrão de ondas cerebrais e monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar. Foram analisados jovens de 18 a 30 anos, homens e mulheres, das classes A, B e C, enquanto o recorte de adultos incluiu participantes de 31 a 50 anos, homens e mulheres, das mesmas classes.

Publicidade

Compartilhe