Almap, Africa e DM9 são as mais premiadas

Buscar

Almap, Africa e DM9 são as mais premiadas

Buscar
Publicidade

Comunicação

Almap, Africa e DM9 são as mais premiadas

Ranking Meio & Mensagem consolida agências, anunciantes e produtoras que mais conquistaram troféus nos principais festivais internacionais e prêmios nacionais; Almap, comandada pelo sócio e CCO Luiz Sanches, somou 149 prêmios em 2017


15 de fevereiro de 2018 - 9h25

Estante lotada: Luiz Sanches, sócio e CCO da AlmapBBDO, lidera equipe criativa que somou 149 troféus em 2017

(rankings atualizados em 17 de março de 2018)*

Única iniciativa que consolida o desempenho da publicidade brasileira nos principais festivais internacionais e prêmios nacionais, o Ranking Meio & Mensagem divulga sua décima edição. Líder entre as agências em nove dos últimos dez anos, a AlmapBBDO mantém a posição com folga no somatório de 2017 – a única exceção ocorreu em 2013, quando a agência ficou em segundo, atrás da Ogilvy & Mather (com o seu case “Retratos da real beleza”, para Dove, em primeiro entre as campanhas daquele ano).

Entretanto, em 2017 a Almap forma o pódio com duas novidades: a estreia da Africa no Top 5 e o retorno da DM9DDB, que estava fora das cinco mais pontuadas desde 2012.

Consolidado pelo décimo ano consecutivo, o Ranking Meio & Mensagem tem o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do resultado brasileiro nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais.

Nas listas relativas a 2017, a metodologia foi simplificada, passando a considerar todos os troféus conquistados por agências instaladas no Brasil em 12 eventos cujo foco principal é a criação publicitária – antes, áreas fora das onze principais listadas nas tabelas desta reportagem eram desconsideradas, como, por exemplo, o Cannes Health. Por este motivo, as tabelas de Campanhas, Agências e Anunciantes mais pontuados passam a conter a coluna “Outros”, na qual foram agrupados os pontos obtidos em áreas fora das onze principais, que são: Film, Press, Outdoor, Direct, Digital, Radio, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea – a observação das tabelas permite saber qual foi a mais pontuada em cada uma delas.

Aos festivais considerados é dado um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos. Assim, os eventos considerados e seus respectivos pesos são os seguintes: Festival Internacional de Criatividade de Cannes (peso 15), D&AD e One Show (peso 14), Clio Awards, Art Director’s New York e Festivais de Londres e Nova York (peso 12), Wave Festival (peso 8), El Ojo de Iberoamérica (peso 7 e considerando apenas a premiação ibero-americana e não o chamado “desempenho local”), Effie Awards Brasil (6), Anuário do Clube de Criação e Profissionais do Ano (5). No caso do Clio Awards, é considerado apenas o evento principal, realizado em setembro, em Nova York, e não estão contabilizados os prêmios conquistados nas versões Sports, Music, Entertainment, Health e Fashion & Beauty (realizadas em outras ocasiões). Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São computados apenas os troféus atribuídos a campanhas.

Também foi modificado o peso de cada troféu conquistado, para adequação à nova pontuação do Festival de Cannes, que é o mais importante da indústria em todo o mundo e a partir de 2018 passará a valorizar mais os Grand Prix e Ouros. Sendo assim, cada Grand Prix contou 30 pontos; cada Ouro, 15; cada Prata, 7; e cada Bronze, 3.

Confira nas tabelas abaixo as listas das agências, anunciantes e produtoras mais premiadas de 2017, pela pontuação atribuída pelo Ranking Meio & Mensagem e pela quantidade de troféus conquistados:

 

*Rankings atualizados em 17 de março de 2018. Após publicação do Ranking Meio & Mensagem, a reportagem foi alertada de uma atualização na lista de ganhadores da área de Produção Digital no festival El Ojo de Iberoamérica. Com isso, o projeto “Um novo banco conectado”, da R/GA para a marca Next, do Bradesco, passa a figurar no ranking como 11ª campanha mais pontuada (veja aqui o ranking de campanhas atualizado). A R/GA, antes na 13ª colocação, assume a 8ª posição na lista de agências. Africa e J.Walter Thompson também somam mais pontos, mas permanecem, respectivamente, na 2ª e 5ª colocações. Entre os anunciantes, o Bradesco salta da 14ª para a 7ª posição. Os rankings foram atualizados com essas correções. O texto da reportagem não foi modificado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões

  • Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    No Mídia Master 2024, analista financeiro e editor do boletim informativo Madison and Wall discute crescimento das agências de mídia