10 iniciativas de agências para manter a união no home office

Buscar

10 iniciativas de agências para manter a união no home office

Buscar
Publicidade

Comunicação

10 iniciativas de agências para manter a união no home office

Aulas de yoga, lives com psicólogos e sessões de videogame e até canal de rádio são alguns dos recursos utilizados pelas agências neste período


9 de abril de 2020 - 6h00

Atualizada às 15:17

Parte do time de mídia da FCB Brasil: Cristina Omura, diretora executiva de mídia, Danilo Castro, diretor de mídia, Luana Lima, supervisora de mídia, e Catarina Fortes, diretora de mídia (Crédito: Divulgação)

As agências rapidamente se adaptaram às condições do trabalho remoto e continuam construindo as estratégias de comunicação das marcas graças à tecnologia, processos e metodologias. No entanto, sem o contato diário do dia a dia, manter a cultura da empresa unificada tem sido um desafio.

Para conseguir manter um senso de coletividade entre seus colaboradores, as agências têm apostado em algumas iniciativas para criar um clima de união. De rádios a sessões de yoga e meditação, veja dez atividades que estão sendo oferecidas às equipes:

Rádio
Com o intuito de promover a criatividade coletiva em tempos de distanciamento social, a AKQA Melbourne criou a rádio Work From Home FM, que se estende a todas as AKQAs do mundo, inclusive a de São Paulo. Além de música, a estação promove diversas conversas. A BETC também lançou a rádio BeePop, que está aberta não somente aos funcionários da agência, mas a qualquer um que tenha interesse. “Inclusive, há o desejo de manter a rádio ativa, mesmo quando tudo isso passar”, afirma Erh Ray, CEO da agência.  A WMcCann criou a Rádio Corredor – spots enviados por WhatsApp para todos os funcionários no começo da semana com as principais notícias transmitidas de forma leve e descontraída pela copeira Creusinha.

Apoio jurídico e financeiro
Por meio de parceiros como Alelo e Sul América, a Y&R tem disponibilizado serviços de apoio nas áreas jurídicas, financeira e psicológica. Já a Leo Burnett Tailor Made tem contrato com a Apoio Pass que, além de oferecer suporte nas áreas jurídica, social e financeira, faz atendimentos psicológicos. Em parceria com o IPG, a WMcCann e a McCann Health contam com o Programa Global de Apoio ao Empregado, que oferece serviços de apoio relacionados aos seguintes temas: suporte psicológico, saúde, equilíbrio e bem-estar e assessoria jurídica. Os atendimentos são feitos em português, estão disponíveis 24h por dia, durante todos os dias da semana e são extensíveis aos membros da família.

Aulas de yoga
A Y&R, em parceria com os massoterapeutas que prestam serviços à agência, fez um canal no YouTube com atividades laborais para os colaboradores. Dois profissionais que promoviam aulas presenciais de yoga e ginástica funcional também continuam atendendo aos colaboradores online. A Almap está oferecendo sessões de yoga, meditação e relaxamento para todo o seu time e suas famílias. A agência passa a oferecer uma aula por semana, com duração de 65 minutos, divididos assim: dez minutos de conversa, 30 minutos de prática de yoga básica, 15 minutos de meditação e dez minutos de técnicas de relaxamento.

Conversas com psicólogos
Desde a semana passada, a Almap está promovendo um webinar semanal com a psicóloga Maria Tereza Vitor. A ideia é falar sobre grande parte do que tem preocupado os profissionais neste momento: home office, disciplina, confinamento, equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, distanciamento social e outros sentimentos que surgem nesse novo contexto. O papo tem duração de uma hora e se divide em duas partes: conteúdo e perguntas dos funcionários da Almap. Na Africa, o RH tem enfatizado, em todos os comunicados, os serviços que o convênio de saúde dispõe: apoio psicológico 24h por dia, acesso a uma plataforma de atendimento online com psicólogos e uma central de dúvidas 24h para perguntas relacionadas ao Coronavírus.  Já a Mark Up fez uma parceria com a Zenklub, que oferece tratamento psicológico aos colaboradores por meio de uma plataforma 100% online. Desde o início da necessidade de isolamento social das pessoas, a plataforma disponibilizou informações gratuitas sobre saúde mental para todo o time.

Videogame
A #DDBGAMERS é uma das iniciativas da SunsetDDB para manter a integração entre os colaboradores por meio de uma paixão compartilhada por muitos: o videogame. No PS4, os colaboradores se encontram para jogar juntos nas horas vagas, nos finais de semana.

Happy hour e música
As equipes da Leo Burnett tem se organizado para happy hours online com uso de filtros do Snapchat, além reuniões temáticas todas as segundas-feiras com concursos de melhor chapéu, melhor frase de coach e melhor filtro de Snapchat, no caso da equipe de dados e estratégia. A Havas+ vai fazer um show de talentos: os colaboradores que quiserem participar deverão enviar um vídeo com alguma performance para que todos da agência votem no melhor. Os cinco primeiros farão uma apresentação em uma live para toda empresa e os três primeiros receberão um jantar em suas casas. Os vídeos serão publicados no YouTube, e apenas os colaboradores terão acesso.

Aulas de culinária
Para espairecer, a FCB, por meio do projeto “Pra gente ficar bem”, está promovendo oferecer aulas de culinária com o chef Renato Carioni, dono do restaurante italiano Così. “Precisamos deixar a quarentena mais leve e acreditamos que as lives promoverão um respiro e uma troca válida e interessante neste momento”, comenta Renata D’Ávila, CSO da FCB.

Meditação e Mindfullness
Um dos projetos da área de RH da Ogilvy Brasil para o primeiro semestre de 2020 era a implementação de um Programa de Mindfulness em parceria com o Centro de Promoção de Mindfulness – CPM. A iniciativa foi programada para acontecer em duas fases: introdução à metodologia mindfulness e treinamento sequencial e presencial, realizado dentro da agência. A primeira fase do programa coincidiu com o início do isolamento social e do home office, fazendo com que o projeto fosse adiado. Apesar disso, a agência manteve a parceria e tem compartilhado técnicas de mindfulness, que ajudam a reconhecer padrões de pensamentos e comportamentos que influenciam ações e sentimentos. A agência também tem enviado convites para lives diárias no Instagram com temas e dicas importantes sobre ansiedade, autocuidado, saúde mental, alimentação em momentos de crise, entre outros. O projeto #InspiraExpira da Wunderman Thompson inclui a prática semanal de meditação e técnicas de respiração por meio de lives do Instagram.

Newsletters e lives
A Africa está enviando newsletters diárias com recomendações de bem-estar, sugestões de apps de exercícios, meditação, treinos no Instagram e YouTube, dicas de autocuidado e sugestões culturais online. Além disso, desenvolveu um portal de comunicação que é diariamente alimentado com tudo o que está acontecendo dentro da agência, desde políticas, contatos, dicas, até novidades das campanhas e clientes. A Talent Marcel está publicando, no Instagram, dicas sobre como superar a quarentena. Os stories vão de organização da rotina, alimentação, saúde, cultura, programação de televisão e até receitas para quem quiser curtir o final de semana preparando algo diferente na cozinha. A proposta é levar aos seus seguidores um pouco mais de companhia. Como uma forma de manter a agência conectada, ver e falar com as pessoas, integrá-las e não as deixar sozinhas, a agência realiza a Liverh, lives semanais com temas específicos. Tiveram, por exemplo, o dia ‘Pergunta para o Erh’ e o dia da live ‘HH’, onde todos estavam com suas bebidas e pessoas da agência que são músicos cantaram e tocaram para a equipe. Além disso, estão produzindo a BeeCult, uma espécie de newsletter semanal. A iniciativa foi uma das formas de levar a cultura da BETC para dentro da casa dos colaboradores. Inclusive, é produzida com a participação das pessoas, que dão dicas de receitas, filmes e séries. Além disso, trazem informações sobre cursos gratuitos, aulas de yoga e dicas de leitura.

Lives com mães e pais
A Leo Burnett também está organizando por meio de lives encontros entre pais e mães para trocas de experiências e um outro grupo para aproximar aqueles que moram sozinhos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário