Publicis Groupe registra queda orgânica de 13% no segundo tri

Buscar

Comunicação

Publicidade

Publicis Groupe registra queda orgânica de 13% no segundo tri

Recuo reflete crise provocada pelo novo coronavírus; receita líquida cresce 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior

Isabella Lessa
23 de julho de 2020 - 13h10

Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe (Crédito: Eduardo Lopes)

O Publicis Groupe, terceira maior holding global da indústria, reportou queda de 13% na receita orgânica (que exclui flutuações monetárias e aquisições) no segundo trimestre de 2020. Nos últimos três meses, a receita líquida da multinacional francesa foi de US$ 2,65 bilhões no segundo trimestre de 2020, alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ambas com retração de 23,5%, Europa e Oriente Médio e África foram as regiões com os piores desempenhos na receita orgânica. Na América Latina, o recuo foi de 20,2%. Nos EUA, houve queda de 6,8% (na América do Norte, a baixa foi de 7,6%), e, na região Ásia-Pacífico, a diminuição foi de 5,7%.

Na primeira metade do ano, a receita líquida do grupo foi de 9,7%, algo impulsionado, de acordo com o CEO e chairman Arthur Sadoun, pela Epsilon, empresa de dados adquirida pela companhia no ano passado. O crescimento orgânico no primeiro semestre recuou 8%. De acordo com Sadoun, os índices são melhores do que previsões da Zenith, de que haveria 23% de queda no mercado publicitário global, e da WFA, que previu recuo de 30% no segundo trimestre.

O executivo também disse que o gerenciamento de custos e o modelo do Publicis Groupe permitiram que a holding mostrasse resiliência na primeira metade de 2020, apesar da queda brusca de receita desde março. “Não há dúvidas de que teremos de viver com o vírus e suas consequências econômicas e sociais por um tempo, mas o Publicis está bem equipado para enfrentar esta crise”, disse, em comunicado.

Neste ano, o grupo conquistou contas como Sephora, na América do Norte, e McDonald’s, na China.

*Crédito da imagem no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe