Mutato lança consultoria de tendências e oportunidades

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Mutato lança consultoria de tendências e oportunidades

Tato foi criada para atender não apenas clientes da empresa, como se plugar a projetos e parcerias com marcas, produtos, veículos e até mesmo outras agências

Renato Rogenski
1 de março de 2021 - 6h00

VP de estratégia da Mutato, Tullio Nicastro é o principal nome do novo braço de tendências e oportunidades da agência (Crédito: divulgação)

Na busca por entregas mais robustas e consistentes para clientes que já fazem parte do portfólio, algumas agências criam produtos e serviços que podem ser comercializados de forma separada para outros players que não estão em sua carteira. A Mutato, por exemplo, acaba de lançar oficialmente a Tato, que se define como uma consultoria de tendências e oportunidades. De acordo com a agência, o novo serviço tem como foco mapear e decodificar as informações no momento certo para marcas que buscam relevância cultural. Em operação desde o segundo semestre de 2020, a Tato já foi responsável pelo monitoramento e sessões criativas focadas nos principais lançamentos da Warner Music em 2020 e atende, atualmente, Americanas e Waze por meio de metodologia própria.

Como explica Tullio Nicastro, VP de estratégia da agência e principal nome a frente do novo serviço, a Tato é um braço da Mutato que atende clientes da casa, mas tem independência para ser plugado em outras operações, como marcas que desenvolvem comunicação in house, produtoras, veículos ou até mesmo outras agências. A dinâmica do trabalho consiste na curadoria de informações de diferentes fontes, a partir do contexto do negócio do cliente, que pode resultar em reports para o time criativo com os assuntos mais quentes e ainda sessões chamadas “Tato Ao Vivo”, que são workshops de cocriação atrelados às oportunidades mais relevantes. “Esses encontros podem ser diários, semanais ou quinzenais e os clientes saem com esses assuntos transformados em ideias criativas que podem já ser trabalhadas pela agência ou cliente”, conta.

Na parte prática, o serviço consiste no rastreamento de tendências a partir de redes sociais, publishers, institutos de pesquisa, livros e artigos acadêmicos e outros canais capazes de orientar as marcas a criarem conversas ou participarem de conversas em andamento de forma relevante, e acordo com o momento e o contexto. Mais do que monitorar o que está sendo dito e transformar tudo em oportunidade de comunicação, a intenção é que o trabalho se desenvolva para entender o que faz sentido a marca falar e, o mais importante, quando ela deve permanecer calada, como pontua Tulio. “É como quando você chega em uma roda de conversa onde pessoas que estão debatendo um assunto do seu interesse: primeiro você escuta, assimila o que quer falar e encontra o momento ideal para dar o seu ponto de vista. Nas redes sociais não deveria ser diferente”.

Sob o ponto de vista de pessoas, além da lideranças de Tulio, a Tato conta ainda com uma equipe dedicada sob a gerência de Augusto Olivani e Tiago Gamaliel. O lançamento do novo serviço também é marcado pela parceria firmada entre a Tato e a MMA Latam, que publicará com exclusividade insights & tendências captados e decodificados pela consultoria. Segundo o VP de estratégia da Mutato, o lançamento tem total sinergia com a mentalidade da agência: desenvolver soluções de comunicação com o dedo no pulso da cultura. “A Tato é um desdobramento natural dessa história. O que estamos fazendo é transformar em serviço a nossa essência e oferecer aos nossos clientes e ao mercado uma dinâmica mais ágil para um mundo que acelerou demais”, finaliza.

*Credito da imagem de topo: piranka/iStock

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