Filme argentino causa crise diplomática

Buscar

Filme argentino causa crise diplomática

Buscar
Publicidade

Comunicação

Filme argentino causa crise diplomática

Peça da Y&R de Buenos Aires que mostra atleta correndo pelas Malvinas provoca: ?Treinamos em solo argentino?


4 de maio de 2012 - 3h52

Mais direta impossível, a mensagem do Governo da Argentina em uma campanha da Y&R Buenos Aires é que “para competir em solo inglês, nós treinamentos em solo argentino para honrar os que caíram e os veteranos”. Nas imagens, um atleta corre pelas ilhas Malvinas, ou Falkland, para os ingleses.

Por trás do que se vê no comercial, que estreou neste dia 2 na TV argentina, há ingredientes que não se costuma ver em publicidade: crise diplomática, missão secreta e memórias de uma guerra traumática.

A ação criada pela equipe criativa liderada por Martin Mercado está aliada aos esforços recentes do governo de Cristina Kirchner para defender as Malvinas como território argentino, e faz referência ao fato de que os Jogos Olímpicos de 2012 ocorrem em Londres.

Para filmar o atleta – Fernando Zylberberg, que atua no hóquei de grama – a agência e a produtora Fly Films se envolveram em uma missão secreta que levou sua equipe para as Malvinas e, por uma semana, não teve a movimentação notada pelas autoridades. A desculpa oficial é que o atleta participaria da Maratona Standard Chartered Stanley, ocorrida em 18 de março.

A verdade veio à tona com a veiculação da peça. E as reações não tardaram. O governo britânico condenou o comercial por ser “insensível” e por “desvirtuar o espírito dos Jogos Olímpicos”.

A situação torna-se mais complicada ao lembrar-se que o dono da Y&R é o grupo WPP, que apesar de ter sede na Irlanda por razões fiscais, é britânico. E o mesmo vale para o CEO Martin Sorrell. A holding pronunciou-se sobre o tema e condenou o trabalho da Y&R portenha. “Condenamos profundamente este trabalho e pedimos ao governo argentino que retire o comercial do ar”.

Segundo o WPP, o comercial da Y&R Buenos Aires vai contra a política da empresa de não se envolver em questões deste tipo, e foi ofensivo contra o espírito olímpico.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Campanhas da Semana: IA, geração Z e retorno à mídia

    Piraquê usa IA para falar apresentar novo sabor, Pizza Hut quer conquistar a geração Z com nova linha e Kibon volta à mídia

  • Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Ronaldo, Ronaldinho e Aguero protagonizam campanha de Clash of Clans

    Após jogo escolher Erling Haaland, craques do futebol responderam a plataforma e jogam com atacante