Internet em tudo o que é coisa

Buscar
Publicidade

Marketing

Internet em tudo o que é coisa

O Mobile World Congress 2016 não é só um congresso, nem só uma feira, nem só um evento da indústria


25 de fevereiro de 2016 - 5h50

(*) Por André Ursulino

O #MWC16 – Mobile World Congress 2016, que termina nesta quinta-feira, 25, em Barcelona, reuniu mais de 95 mil participantes circulando por oito pavilhões ao longo de quatro dias. Não é só um congresso. Não é só uma feira. Não é só um evento da indústria. E não é só a soma de tudo isso. Equipada com diversas salas de reuniões, toda a estrutura favorece o que os executivos mais querem: fechar negócio.

De celulares e tablets até relógios e coleiras conectadas, a feira faz de você uma criança prestes a entrar em um parque de diversões. Relógio inteligente que exibe informações em braile, relógios exibidos como se fossem joias, inúmeras soluções de mobile payment, pau-de-selfie com stead-cam que não te deixa tremer no vídeo de jeito nenhum, bicicleta conectada que registra cada manobra feita pelo atleta, toda a infraestrutura necessária para fazer casas conectadas e inteligentes e ferramental para automação industrial. Coisa de louco?

Ainda falta falar dos carros. Tinha montadora no estande da Visa, com conexão para você não precisar tirar a carteira do bolso e pagar a gasolina, no espaço da AT&T, da HP. Tinha até carro protótipo e mini-pista que mostra como serão os carros que se comunicam. Era quase um salão do automóvel dentro do MWC.

Tinha também muita realidade virtual. Na tentativa de emplacar o seu device para vídeos 360 em experiência imersiva, as gigantes do setor recorreram a ações de PR e anunciaram uma variedade de lançamentos. No geral, todos os óculos entregam uma experiência muito similar. A diferença está na capacidade de isolar a luz do ambiente e o som ao redor. Ter bons fones conectados também é fundamental.

De tudo o que vi, o que mais me impressionou foi uma câmera que faz captação de filmes 360 em alta definição e que já vem pronta para transmissão ao vivo. A partida de futebol nunca mais será a mesma. São as grandes transmissões que impulsionam a tecnologia e seduzem a população. A feira é o show of, o produto final para o consumidor e a notícia que vai estar nos jornais e blogs de tecnologia. É a internet pegando em tudo o que é coisa.

Já nos auditórios, os principais executivos falavam sobre como manter os dispositivos em uma conexão segura, sem delay, e com uma rede capaz de suportar toda essa enxurrada de novos aparelhos e dados que vão circular pelas redes de internet móvel.

É no WMC que se concentram as decisões tomadas para que a internet e a tecnologia continuem mudando completamente o mundo e a forma como vivemos. Em meio aos keynotes, palestras e painéis, foram apresentadas soluções para uma simples constatação: a infraestrutura que leva e traz os dados precisa acompanhar o ritmo de crescimento dos dispositivos e pessoas conectadas.

Além do óbvio tema do 5G, se falou muito sobre as transformações ocorridas no cenário de mídia. No painel mais acalorado que assisti, se debateu, com certa animosidade, o crescente uso de ad blocks. De um lado, estavam representantes de AOL, Nestlé, Google e Yahoo. Do outro, a Shine, empresa que tem como missão “proteger os consumidores da tecnologia publicitária (AdTech)”. O cerne da discussão foi um acordo recente da Shine com a Three, operadora de telefonia móvel, que vai embarcar o software da Shine em sua rede, levando o ad block para os seus mais de 30 milhões de assinantes no Reino Unido e na Itália.

Profícuo e inconclusivo, claro. É uma conversa que está só começando.

(*) André Ursulino é diretor de negócios e estratégia para o Grupo América Movil na F.biz 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira