As marcas que mais se destacaram no Twitter em 2018

Buscar

Marketing

Publicidade

As marcas que mais se destacaram no Twitter em 2018

Magazine Luiza, Burger King, Doritos e Google estão entre os anunciantes que, segundo a rede social, melhor aproveitaram a plataforma


11 de dezembro de 2018 - 8h53

Autenticidade, inovação, convergência entre on e off-line, estímulo à conversas na plataformas. Esses foram alguns dos critérios que o Twitter considerou para analisar as marcas que melhor utilizaram a rede social ao longo de 2018. A empresa divulgou nessa segunda-feira, uma lista dos anunciantes que melhor aproveitaram os recursos da rede social e obtiveram engajamento e destaque. As escolhas são resultados de uma avaliação interna da plataforma.

No Brasil, as marcas citadas pela rede social são: Burger King, Bradesco, Doritos, Google, Itaipava Premium, Itaú, Magazine Luiza, McDonald’s, Oi, Samsung e Vivo. Cada uma delas foi destaque em diferentes categorias elaboradas pela rede social. Confira cada uma delas, com a respectiva justificativa do Twitter para seu destaque:

Voz de marca: Magazine Luiza
“Aproveitando o gancho da #Copa2018, Magazine Luiza criou a campanha de vídeo #ZicaPraArgentina incentivando consumidores a comprar novas TVs para assistir ao torneio neste ano – e, em tom de brincadeira, “mandar as antigas para a Argentina”. A mensagem teve ainda mais amplificação por conta do engajamento do perfil com outras hashtags que já estavam sendo utilizadas nas conversas sobre o assunto. A marca criou uma conexão com os consumidores e se tornou acessível e presente no Twitter durante o campeonato.”

Ativação online para off-line: McDonald’s
“Devido a grande repercussão do jogador Neymar (@neymarjr) durante a #Copa2018, o McDonald’s, em parceria com a agência DM9, trouxe um Tweet do craque impresso nas caixas do lanche Big Tasty no Brasil. Descontraídas, as mensagens publicadas por Neymar sobre o restaurante sempre tiveram grande repercussão no Twitter. Além disso, a marca também contou com os sanduíches “Campeões da Copa” – sanduíches exclusivos para cada dia da semana. Para comemorar a final, o McDonald’s atendeu ao pedido dos consumidores que se manifestaram no Twitter e lançou como edição limitada o sanduíche McCroácia – já que o país não estava entre os sanduíches dos campeões.”

Interação entre marcas: Itaú e Vivo
“Patrocinadoras da Seleção Brasileira durante a #Copa2018, o Itaú e a Vivo tiveram interações entre si sobre a paixão pelo futebol. A iniciativa contou com o apoio das agências de ambas as marcas – Wunderman e Y&R, no caso da Vivo, e África e DM9 no caso do Itaú.”

Uso de transmissão ao vivo: Oi

“Em novembro a operadora promoveu o primeiro stand up comedy ao vivo de uma marca no Twitter Brasil no canal da Oi .Liderada por Whindersson Nunes, a transmissão ao vivo mobilizou cerca de 3 milhões de espectadores em menos de 24 horas ao trazer histórias bem-humoradas sobre quando as pessoas estão conectadas e os problemas que passam quando estão sem conexão. A campanha#SejaON teve o envolvimento da agência NBS Rio.”

Vídeo de seis segundos – Itaipava Premium
“Utilizando apenas seis segundos, a marca Itaipava Premium divulgou uma série de vídeos com curtas histórias sobre assuntos do momento, interagindo com espectadores de MasterChef Brasil. A campanha, realizada em parceria com a agência Y&R, contou com conteúdo criado por diferentes criadores.”

Participação de criadores (Niche) – Samsung
“A Samsung contou com Niche (comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e gera sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes) para nova campanha focada no comportamento e estilo de vida dos Millennials. O objetivo da campanha, que também envolveu o trabalho da iProspect, foi conectar a história de três criadores às mensagens da marca, estabelecendo conexão com os consumidores.”

Posicionamento de marca – Burger King Brasil
“Na véspera do primeiro turno das eleições deste ano, a marca fez uma campanha em parceria com a agência David explicando o que significa se abster quando se trata de votação. Na sequência, o Burger King BR apoiou a luta contra o preconceito. Em um vídeo, a marca mostrou Tweets de pessoas que fazem comentários críticos sobre seu produto e os contrastou com uma série de falas preconceituosas, que muitas vezes estão ‘disfarçadas’ de opinião nas redes sociais. A mensagem final: aceitamos críticas, mas não aceitamos nenhuma forma de preconceito.”

Ativação de evento – Bradesco
“Patrocinadora oficial do Lollapalooza Brasil, a marca procurou se aproximar dos consumidores fazendo com que eles se sentissem parte do evento, mesmo se estivessem do lado de fora. Unindo os conceitos de democratização e colaboração, Bradesco contou com Niche para encontrar criadores que trouxessem a essência do Lollapalooza com conteúdos exclusivos para a marca. Durante o evento, a marca teve três transmissões ao vivo simultâneas no Twitter comandadas por duplas de criadores – cada uma em um local do festival – proporcionando aos consumidores a escolha de diferentes conteúdos e perspectivas do que estava acontecendo. A agência Leo Burnett participou da iniciativa.”

Momento de lançamento – Google Brasil
“Para engajar os torcedores de futebol durante jogos do Campeonato Brasileiro de 2018, o Google criou, em parceria com as agências Wunderman e W3Haus, uma ação inédita no Twitter. A partir de Trending Topics (Assuntos do Momento) dinâmicos promovidos pela marca, o placar de algumas partidas do campeonato era atualizado em tempo real. Além disso, o perfil também contou com informações sobre o minuto a minuto dos jogos de uma forma divertida e interativa. Toda a ação teve o suporte de Niche, que trouxe criadores de conteúdo torcedores de cada time para que pudessem gerar conteúdo e engajar em conversas ao redor do assunto na plataforma.”

Melhor forma de engajar fãs – Doritos
“Como patrocinador oficial do Lollapalooza Brasil, Doritos procurou uma maneira de levar o festival para quem não estava no evento. Em linha com a campanha “Um é pouco, dois é bom, três é Bold”, criada em parceria com a agência AlmapBBDO, a marca desenvolveu uma experiência totalmente nova, usando o misticismo do número 3. Doritos ofereceu às pessoas a chance de ganhar três ingressos para o Lollapalooza Brasil ao tentar desvendar um enigma em sua conta no Twitter. Para isso, qualquer um poderia Tweetar uma combinação de números com a hashtag #DoritosTheory para tentar abrir um cofre real, programado de forma inteligente para ler os Tweets. Uma transmissão via Periscope mostrava o cofre em tempo real, gerando expectativa entre os consumidores para saber quando e quem poderia ganhar os ingressos.”

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Engajamento

  • digital

  • Redes Sociais

  • twitter

  • marcas

  • Google

  • burger king

  • Samsung

  • Bradesco

  • oi

  • Doritos

  • Magazine Luiza

  • Itaipava Premium