Anatel cria lista de não perturbe para ligações de telecom

Buscar

Anatel cria lista de não perturbe para ligações de telecom

Buscar
Publicidade

Marketing

Anatel cria lista de não perturbe para ligações de telecom

Com a medida, os usuários poderão bloquear chamadas de Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo


16 de julho de 2019 - 15h24

Usuários podem se cadastrar no site naomeperturbe.com.br (Crédito: Pixabay)

A partir desta terça-feira,16, os consumidores que não quiserem mais receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações poderão se cadastrar em uma lista nacional de não perturbe. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 13 de junho e estabeleceu o limite de um mês para as operadoras se adaptarem.

O projeto vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, que terão o prazo de 30 dias para bloquear as ligações após a solicitação do cliente. Em caso de descumprimento, as companhias podem receber advertência ou multa no valor de até R$ 50 milhões.

Com a medida, as operadoras não poderão mais realizar chamadas com o objetivo de oferecer pacotes ou serviços para os usuários que se cadastrarem na lista. Os consumidores terão a opção, ainda, de bloquear ofertas de um serviço específico como telefonia fixa, celular, internet ou TV por assinatura. O cadastro vale apenas para as empresas de telecomunicações e não se estende a outros setores.

Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site criado pelas empresas, cadastrar o CPF da linha telefônica que terá as ligações de telemarketing bloqueadas e escolher quais companhias não poderão mais efetuar ligações.

Além de criar a ferramenta não perturbe, a Anatel decidiu acelerar a mudança das regras sobre ligações de telemarketing no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações (RGC). O Conselho Diretor da agência determinou que o tema seja tratado como prioridade e que as áreas técnicas estudem ferramentas para combater o incômodo gerado por ligações mudas e realizadas por robôs.

Outras medidas para garantir os direitos dos consumidores no segmento estão sendo avaliadas pelas companhias de telecom e a Anatel para a elaboração de um código de conduta e de mecanismos de autorregulação das práticas de telemarketing, que deve entrar em vigor até setembro de 2019.

*Crédito da foto no topo: RawPixel/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto