Lexus cria carro pensado para gamers

Buscar
Publicidade

Marketing

Lexus cria carro pensado para gamers

Carro gamer inclui um PC para jogos personalizado no porta-malas, um monitor curvo de alta definição no banco do passageiro, um teclado retrátil e uma plataforma de mouse


22 de fevereiro de 2021 - 6h00

Por EJ Schultz, do AdAge*

As marcas de automóveis estão indo a extremos para atrair o público gamer. Na Twitch, a Honda revelou recentemente seu novo Civic e a Ford usou a plataforma da Amazon para fazer uma live, na qual os usuários podiam controlar um Mustang Mach-E em uma pista interativa de 9.290 metros quadrados construída sob encomenda.

 

Gamer IS é uma versão modificada do IS 350 F Sport sedan (crédito: reprodução/AdAge)

Agora, a Lexus está intensificando seu marketing voltado para esse segmento, com um carro feito apenas para gamers. A marca de luxo de propriedade da Toyota lançou o “Gamers ‘IS,” uma versão modificada do IS 350 F Sport sedan, com um design amigável ao jogador e recursos, incluindo um PC para jogos personalizado no porta-malas, um monitor curvo de alta definição no banco do passageiro, um teclado retrátil e uma plataforma de mouse, além de um controlador de jogo impresso em 3D.

Sim, este é um golpe de marketing. Lexus fez apenas um destes. Uma porta-voz da marca disse que “provavelmente se tornará um carro de exibição nas feiras de automóveis assim que elas voltarem”.

Mas, o projeto mostra o quanto as marcas estão tentando atrair os gamers, e os usuários da Twitch em particular, à medida que a popularidade crescente da plataforma de streaming de videogame se torna um alvo maduro para os profissionais de marketing que buscam atrair um público mais jovem. A Honda, que usou a revelação da Twitch para atrair compradores de carros pela primeira vez, afirmou que 67% dos espectadores da plataforma têm menos de 35 anos.

A Lexus está tentando despertar o interesse em seu modelo 2021 IS, que segundo o porta-voz da marca “tem como objetivo atingir seu cliente mais jovem”. O carro focado em games faz parte da campanha “All In” lançada em janeiro, que conta com os chamados microinfluenciadores, incluindo tenistas, audiófilos, fashionistas e, sim, gamers. Você pode identificar uma gamer em um dos anúncios da marca (abaixo), criado pela Team One.

Para construir o carro gamer, a Lexus trabalhou com uma popular streamer da Twitch que atende pelo nome de Fuslie. Ela apresentou uma transmissão ao vivo no mês passado, na qual a Lexus diz ter atraído mais de 554 mil espectadores únicos, que votaram em recursos para incluir no carro, como revestimento externo com tema gamer e um estilo interior “Neon Tokyo”, que a Lexus descreve como “uma estética da art pop japonesa eletrificada, que explode neurônios”. O carro tem até máquina de neblina.

“Pedimos a ajuda deles para projetar o espaço de jogos dos seus sonhos e eles responderam em massa”, disse Vinay Shahani, vice-presidente de marketing da Lexus, em comunicado. “Juntos, criamos a fusão definitiva de design e desempenho no setor automotivo e gamer”.

A Lexus construiu o carro com a ajuda da SCPS, uma empresa de fabricação personalizada do sul da Califórnia, que colocou 20 pessoas no projeto, incluindo artistas conceituais, designers, modeladores 3D, engenheiros elétricos e estruturais, fabricantes de metal, artesãos, artistas, estofadores personalizados e computadores técnicos — “a maioria são jogadores sérios”, de acordo com a Lexus.

*Tradução: Amanda Schnaider

**Crédito da imagem no topo: hh5800/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas