Eletrificação chega à comunicação das marcas de auto
Nos últimos meses, montadoras como Ford, GM e BMW atualizaram seus planos para carros elétricos e estratégia começa a reverberar na comunicação
Eletrificação chega à comunicação das marcas de auto
BuscarEletrificação chega à comunicação das marcas de auto
BuscarNos últimos meses, montadoras como Ford, GM e BMW atualizaram seus planos para carros elétricos e estratégia começa a reverberar na comunicação
Taís Farias
15 de fevereiro de 2021 - 6h00
Tradicionalmente um dos setores que mais investe em anúncios do Super Bowl, o setor automotivo, afetado pela pandemia da Covid-19, teve uma participação sutil no grande evento, realizado no último domingo, 7. Cinco marcas que haviam anunciado no jogo em 2020 não apresentaram comerciais no Big Game. Entretanto, a General Motors investiu em um espaço na final da NFL e deixou uma mensagem muito clara. O filme “No way, Norway”, criado pela McCann WorldGroup, usava um tom cômico para falar sobre os planos da montadora para eletrificação de seus carros e brincava de odiar a Noruega, país mais avançado no que diz respeito a carros elétricos.
https://www.youtube.com/watch?v=yCy-a_E2I3s&feature=emb_title
Depois do jogo, outras companhias como Ford e Audi responderam nas redes sociais à provocação da montadora. O que a interação bem-humorada entre as marcas do setor automotivo reflete é que a eletrificação está, cada vez mais, no centro da estratégia das marcas e já começa a reverberar na comunicação das fabricantes, que não querem ficar para trás quando o assunto é inovação.
Desde o início do ano algumas companhias se movimentaram nesse sentido. No fim do mês passado, a BMW anunciou seus planos de simplificar consideravelmente seu portfólio, reduzindo o número de veículos e a oferta de motores e versões. O objetivo da companhia é redirecionar os gastos para outras áreas, como o setor de eletrificação. A Ford anunciou que vai dobrar seus investimentos no desenvolvimento de carros elétricos até 2025. A montadora já havia se comprometido a investir US$ 11,5 bilhões na eletrificação de sua frota, mas aumentou o montante para US$ 22 bilhões.
Na contramão, no mês passado, o CEO da Stellantis, empresa fruto da fusão entre Fiat Chrysler com a montadora francesa PSA Group, no Brasil, afirmou que não pretende focar em veículos elétricos enquanto não houver incentivos por parte do governo. A GM, dona do comercial “No way, Norway” firmou o compromisso global de neutralizar suas emissões de carbono por completo e produzir apenas carros elétricos a partir de 2040.
No início do ano, a companhia promoveu a maior mudança em sua marca corporativa em 56 anos, como parte de um esforço de marketing para destacar exatamente sua investida na categoria de carros elétricos. Com a McCann Worldgroup, a GM desenvolveu uma campanha que ilustra os planos de eletrificação e estreia o mote “Everybody In”.
No fim do ano passado, a Volvo apresentou sua primeira campanha criada no Brasil, com a Grey, e a tecnologia de motores elétricos da companhia foi o tema. “Sabemos que nem todos têm um carro eletrificado hoje, mas essa escolha vai impactar o futuro de todos e buscamos mostrar isso com essa campanha, destacando que a eletrificação e o fato das pessoas carregarem seus carros na tomada já é uma realidade. As novas gerações vão crescer sabendo e conhecendo mais dessa tecnologia, que será cada vez mais natural”, afirmou Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil, em entrevista ao Meio & Mensagem, no lançamento.
Volvo estreia primeiro filme feito no Brasil
Dentro da estratégia de eletrificação, a Volvo prometeu instalar 700 eletropostos de carregamento gratuito em todo o País. As experiências também estão na mira das automotivas para aproximar o público dos elétricos. Em setembro do ano passado, a Audi promoveu o Audi Sky Experience, em que no topo do Shopping Morumbi, na cidade de São Paulo, os participantes conhecerem o Audi e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da empresa, e o Q7.
*Crédito da foto no topo: Ryan Searle/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço