Marketing

O Boticário cria linha para fases do ciclo menstrual

Marca lança Cereja de Fases e aposta em Mel Maia para ampliar conversa sobre autocuidado

i 10 de fevereiro de 2026 - 12h53

Mel Maia é o rosto do novo lançamento do O Boticário, o Cereja de Fases (Créditos: Divulgação)

Mel Maia é o rosto do novo lançamento do O Boticário, o Cereja de Fases (Créditos: Divulgação)

O Boticário lança a linha Cuide-se Bem Cereja de Fases, desenvolvida para acompanhar as diferentes fases do ciclo menstrual.

De acordo com a empresa, o portfólio foi estruturado após a identificação de uma lacuna entre rotinas de beleza consolidadas e a ausência do período menstrual na lógica de cuidado corporal.

“Ao conectar beleza e ciclo menstrual abrimos espaço para novas ocasiões de uso e para a construção de uma categoria ainda pouco explorada”, afirma Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário e de Quem Disse, Berenice?.

No Grupo Boticário, Cuide-se Bem registrou crescimento de duplo dígito em 2025 e superou a marca de 120 unidades vendidas por minuto no período.

Pesquisa mapeia sintomas e cuidados

A linha foi estruturada a partir de pesquisa realizada com 1.200 mulheres de 14 a 65 anos das regiões Sudeste e Nordeste, em parceria com a Consultoria Eixo e o Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário.

O levantamento mapeou transformações físicas, emocionais e comportamentais da menarca à menopausa.

Entre os dados, 69% das mulheres de 16 a 24 anos relatam cólicas; entre 25 e 34 anos, o índice é de 63%. A tensão pré-menstrual aparece em mais de 65% das respondentes nas principais faixas etárias.

Durante o ciclo, 53% mencionam inchaço e 49% dores de cabeça. Ainda de acordo com o estudo, 66% afirmam recorrer prioritariamente a medicamentos, enquanto práticas estruturadas de autocuidado aparecem com menor incidência.

O levantamento também aborda o climatério. Com base em estimativas do IBGE, cerca de 29 milhões de brasileiras estão nessa fase, marcada por sintomas como fogachos (52%), ganho de peso (48%) e alterações no sono (46%).

A linha Cereja de Fases reúne dez itens, entre sabonete líquido para corpo e rosto, loção hidratante, óleo térmico para TPM, creme relaxante, adesivo secativo para acne e body splash.

O desenvolvimento contou com apoio técnico-científico do Centro de Pesquisa da Mulher e colaboração da Pantys.

Linha Cereja de Fases do O Boticário (Créditos: Divulgação)

Linha Cereja de Fases do O Boticário (Créditos: Divulgação)

Geração Cereja

A campanha de lançamento, intitulada Geração Cereja, tem como protagonista Mel Maia.

Segundo Carolina, a escolha da atriz está relacionada ao objetivo de dialogar com o público jovem-adulto e ampliar o alcance da conversa nas redes sociais.

No digital, a estratégia inclui o uso do formato brand takeover no TikTok, com exclusividade por 24 horas na abertura do aplicativo e o formato pulse, que insere o conteúdo da marca após vídeos da categoria de beleza.

A comunicação ainda é desdobrada para o Instagram e YouTube, enquanto as lojas físicas funcionam como ponto de experimentação.