Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Buscar

Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Buscar
Publicidade

Marketing

Itaú Cultural lança plataforma de streaming gratuita

Itaú Cultural Play conta com um catálogo inicial que reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal


23 de junho de 2021 - 9h41

Na semana passada, o Itaú Cultural apresentou sua plataforma de streaming, o Itaú Cultural Play. A plataforma é gratuita e vai oferecer um catálogo inicial que reúne 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O objetivo do projeto é reunir clássicos, obras premiadas e criação independente, com filmes, curtas, documentários, séries e animações.

 

Filme Dia de Jerusa, de Viviane Ferreira, está disponível no Itaú Cultural Play (Crédito: Divulgação)

O projeto vem sendo delineado pela companhia há dois anos e visa atender à diversidade brasileira de artistas e temáticas. A produção indígena, por exemplo, terá destaque no catálogo. “Esse universo do conteúdo falou muito alto e nos fez buscar parceiros tecnológicos que atendessem a pluralidade do País”, contou Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

A plataforma será lançada em três etapas. A primeira, que aconteceu em 19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro, disponibilizou o streaming nos navegadores de internet. Ainda nas próximas semanas, o Itaú Cultural Play também deve entrar nas lojas de aplicativos. A segunda etapa será marcada pela integração do conteúdo do Itaú Cinemas ao projeto. Por fim, a terceira etapa vai disponibilizar o VOD também nas smart TVs. A previsão da companhia é que as três etapas estejam completas até setembro.

O diretor do Itaú Cultural não descarta a possibilidade de, que no futuro, lançamentos do Itaú Cinemas possam ser monetizados na plataforma. No entanto, o objetivo é que a maior parte do seu conteúdo permaneça gratuito para os usuários. A curadoria dos títulos é uma das grandes apostas da plataforma. No streaming, é possível navegar pelas seleções de festivais e de mostras parceiras. “Não há um filme na plataforma que não seja parte de uma curadoria”, destacou Saron.

Além de exibir seu próprio portfólio de conteúdos, o Itaú Cultural Play quer ser um hub para outras instituições. Nesse sentido, a plataforma já nasce com seis parceiros: a Festa Internacional Literária de Paraty (Flip); a São Paulo Companhia de Dança, os institutos CPFL e Alana, além de dois canais de televisão, Arte1 e TVE/Bahia.

O streaming também terá curadoria e parte da programação de três festivais de cinema. São eles: forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que fez a seleção de filmes de autoria indígena; IN-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical e o É Tudo Verdade, que traz uma retrospectiva de curtas-metragens premiados em suas edições. Ao todo, mais de 30 parceiros já estão acordados e devem entrar na programação futuramente.

*Crédito da foto no topo: Nick Collins/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também