Mídia
Facebook muda algoritmo dos Trending Topics
Depois da recente polêmica com os Trending Topics, Facebook altera critérios para definir ranking de notícias dentro da plataforma
Depois da recente polêmica com os Trending Topics, Facebook altera critérios para definir ranking de notícias dentro da plataforma
Isaque Criscuolo e Isaque Criscuolo
25 de maio de 2016 - 14h55
O Facebook anunciou, nesta segunda-feira, 24, uma mudança no algoritmo que determina os trending topics da plataforma. Atualmente disponível apenas nos EUA, o recurso gerou polêmica semanas atrás após uma reportagem do Gizmodo que revelou como jornalistas, contratados pelo Facebook, trabalhavam a curadoria de notícias. Os jornalistas alegaram que a plataforma os mandavam priorizar notícias de teor liberal e evitar notícias mais conservadoras.
A principal mudança nos critérios de curadoria é que o algoritmo não irá mais utilizar veículos e sites para determinar os assuntos que chegam aos trending topics. As parcerias com grandes veículos como BuzzFeed News, The Guardian, The New York Times and The Washington Post também foram encerradas.
No nível operacional, o treinamento dos jornalistas curadores será alterado para reforçar que os critérios de curadoria não podem ser baseados em política ou ideologia.
O episódio colocou novamente em pauta a discussão em torno da relevância e poder do Facebook dentro do ecossistema jornalístico. O vazamento de informações mostrou que apesar de se considerar um veículo, a plataforma pode ser questionada a respeito da forma que seus algoritmos priorizam conteúdos em seu feed de notícias. Num cenário em que os usuários compartilham cada vez menos informações pessoais, a plataforma tem desenvolvido ferramentas para manter conteúdos noticiosos dentro de seus domínios (como o Instant Articles e o recente Facebook Live).
Compartilhe
Veja também
Cenp e Kantar projetam R$ 57 bilhões investidos em compra de mídia em 2023
Novo relatório considera a base do painel do Cenp-Meios e extrapola os valores para as mais de 4 mil agências de publicidade do mercado brasileiro
Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna
Trailer revela primeiras cenas da produção e traz momentos históricos do piloto com a vitória no GP de Interlagos em 1991