Estudo da Aol analisa consumo mundial de conteúdo online

Buscar

Mídia

Publicidade

Estudo da Aol analisa consumo mundial de conteúdo online

Pesquisa considera as motivações das pessoas ao realizarem determinada ação na internet

Guilherme Fernandes
16 de setembro de 2016 - 17h59

Com o objetivo de compreender as preferências no consumo de conteúdo online, a Aol lançou na semana passada o estudo global Content Moments. A partir de 32 mil respostas a um questionário enviado a pessoas de 16 a 64 anos, a pesquisa analisou 55 mil interações dos consumidores com conteúdo online em oito países. Cerca de 4.000 respondentes do Brasil participaram.

Os dados não foram segmentados por grupos de pessoas, mas por “momentos”, que a companhia define como ocasiões de consumo com finalidades diversas, já que o conteúdo atende a diferentes necessidades dos indivíduos ao longo do dia. Como resultado, o estudo apresenta oito perfis universais de momentos de consumo de conteúdo: Inspiração, Estar Informado, Busca, Conforto, Conexão, Sentir-se Bem, Diversão e Atualizado. Os resultados do Brasil acompanham as médias mundiais: 40% dos momentos dividem-se igualmente entre Inspiração e Sentir-se Bem.

De acordo Patricia Garrido, gerente de pesquisa e dados da Aol Brasil, a pesquisa mostra que, mesmo tendo como objetivo buscar a mesma coisa, as pessoas podem chegar lá acessando conteúdos diferentes, dependendo do momento e do dia em particular.

A divisão dos momentos por país segue abaixo:

momentos mundo

A pesquisa considerou os consumos online em computador, tablets, smartphones e console de jogos. Para cada momento, são elencadas estatísticas de motivações do usuário, dos assuntos procurados e das preferências no formato do conteúdo buscado, entre outros. A empresa, que investe no segmento de mídia programática, espera que o entendimento de como as pessoas acessam o conteúdo ajude a produzir histórias mais alinhadas a motivações específicas. O site da Content Moments traz mais informações sobre o estudo. Abaixo seguem os resultados mundiais dos momentos por geração e por formato de conteúdo, ou seja, o que motiva as pessoas a realizarem aquela ação:

momentos publicomomentos formato

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Renata Garrido

  • AOL

  • Content Moments

  • internet

  • Consumo

  • consumo de conteúdo online

  • conteúdo online