Empresas de mídia OOH apresentam sistema de métricas

Buscar

Mídia

Publicidade

Empresas de mídia OOH apresentam sistema de métricas

Serviço foi criado pela Clear Channel, JCDecaux e Otima será lançado no segundo semestre


4 de abril de 2017 - 10h10

Comprovar a eficácia do segmento de mídia out of home tem sido umas das principais metas das empresas do setor. Tendo isso em vista, Clear Channel, JCDecaux e Otima se associaram para criar o Mapa OOH, um projeto que irá oferecer métricas e ferramentas permitindo a agências e anunciantes planejar e avaliar campanhas de OOH com dados de alcance e frequência.

Segundo as empresas, a metodologia utilizada cruzará dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos, quantidades de faces e geolocalização com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte.

Além disso, o Mapa OOH utilizará pesquisas de fornecedores nacionais e internacionais como Ipsos Connect Brasil, Ipsos UK, MGE Data e Luca D3. Apesar de complementar, esse serviço não tem relação com a ferramenta de verificação anunciada pelo IVC.

De acordo com Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH, o objetivo é alcançar um share de investimento próximo ao de países, como Japão, França e Inglaterra que já usam métricas semelhantes as implantadas no Brasil. “Para o fortalecimento do setor nada melhor do que a união de players que representam uma importante parcela dos investimentos em mídia OOH no Brasil”, afirmou em comunicado

O lançamento do serviço está previsto para o início do segundo semestre.

Para a construção do projeto, uma prévia dos resultados de mobilidade foi extraída de dados levantados pela Ipsos Connect em 2016 numa amostra de cerca de 3 mil domicílios. Os resultados mostram que, em uma semana, os moradores da Grande São Paulo e do Grande Rio de Janeiro realizam quase 400 milhões de trajetos. Esses caminhos abrangem, entre origens e destinos, casas, trabalhos, escolas, compras, atividades de lazer, entre outros.

Na Grande São Paulo, o setor OOH é destaque com 88% de exposição, seguida de perto pela TV aberta (87%). Na sequência estão internet (79%), rádio AM e FM (68%), revista (49%), TV paga (48%), jornal (44%), e cinema (23%). Veja a seguir algumas informações preliminares coletadas pelo estudo, incluindo região da Grande Rio de Janeiro:

grafico_1

Publicidade

Compartilhe