Empresas de mídia OOH apresentam sistema de métricas

Buscar

Empresas de mídia OOH apresentam sistema de métricas

Buscar
Publicidade

Mídia

Empresas de mídia OOH apresentam sistema de métricas

Serviço foi criado pela Clear Channel, JCDecaux e Otima será lançado no segundo semestre


4 de abril de 2017 - 10h10

Comprovar a eficácia do segmento de mídia out of home tem sido umas das principais metas das empresas do setor. Tendo isso em vista, Clear Channel, JCDecaux e Otima se associaram para criar o Mapa OOH, um projeto que irá oferecer métricas e ferramentas permitindo a agências e anunciantes planejar e avaliar campanhas de OOH com dados de alcance e frequência.

Segundo as empresas, a metodologia utilizada cruzará dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos, quantidades de faces e geolocalização com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte.

Além disso, o Mapa OOH utilizará pesquisas de fornecedores nacionais e internacionais como Ipsos Connect Brasil, Ipsos UK, MGE Data e Luca D3. Apesar de complementar, esse serviço não tem relação com a ferramenta de verificação anunciada pelo IVC.

De acordo com Sérgio Viriato, coordenador do Mapa OOH, o objetivo é alcançar um share de investimento próximo ao de países, como Japão, França e Inglaterra que já usam métricas semelhantes as implantadas no Brasil. “Para o fortalecimento do setor nada melhor do que a união de players que representam uma importante parcela dos investimentos em mídia OOH no Brasil”, afirmou em comunicado

O lançamento do serviço está previsto para o início do segundo semestre.

Para a construção do projeto, uma prévia dos resultados de mobilidade foi extraída de dados levantados pela Ipsos Connect em 2016 numa amostra de cerca de 3 mil domicílios. Os resultados mostram que, em uma semana, os moradores da Grande São Paulo e do Grande Rio de Janeiro realizam quase 400 milhões de trajetos. Esses caminhos abrangem, entre origens e destinos, casas, trabalhos, escolas, compras, atividades de lazer, entre outros.

Na Grande São Paulo, o setor OOH é destaque com 88% de exposição, seguida de perto pela TV aberta (87%). Na sequência estão internet (79%), rádio AM e FM (68%), revista (49%), TV paga (48%), jornal (44%), e cinema (23%). Veja a seguir algumas informações preliminares coletadas pelo estudo, incluindo região da Grande Rio de Janeiro:

grafico_1

Publicidade

Compartilhe

Veja também