“Estamos fazendo nossa parte”, diz VP de marketing do Facebook

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“Estamos fazendo nossa parte”, diz VP de marketing do Facebook

Carolyn Everson fala sobre a relação da plataforma com os anunciantes e transparência

Luiz Gustavo Pacete
7 de novembro de 2017 - 7h40

No último dia 27 de outubro, o Facebook anunciou que todos os anúncios na plataforma poderão ser vistos por todos os usuários. A medida se soma a uma série de outras iniciativas que a plataforma vem tomando para criar novos padrões de transparência para as marcas.

 

Carolyn Everson, VP de marketing do Facebook (Divulgação)

Em visita ao Brasil durante o mês de outubro, Carolyn Everson, VP de marketing do Facebook, respondeu a algumas perguntas de Meio & Mensagem relacionadas ao tema. De acordo com Carolyn, a plataforma “vem fazendo sua parte para construir um ambiente transparente para as marcas”.

“Acreditamos em um ecossistema de publicidade digital saudável, seguro e responsável e estamos fazendo a nossa parte para tentar liderar nessas áreas. No que diz respeito à segurança da marca, é importante reforçar que os profissionais de marketing tenham controle sobre onde seus anúncios aparecem”, disse Carolyn.

Meio & Mensagem – Qual o atual momento do Facebook no que diz respeito aos novos formatos de anúncios?
Carolyn Everson – O vídeo se tornou parte central no foco do Facebook. As pessoas passam cada vez mais tempo no celular. Hoje, mais de cem milhões de horas de vídeo são consumidas todos os dias na plataforma, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para anunciantes.

“As pessoas estão assistindo e compartilhando vídeos no Facebook como nunca”

M&M – Por que o formato se tornou tão relevante para a plataforma e quais as expectativas em relação a sua evolução?
Carolyn- Vídeo no Facebook é pessoal e construído acerca das conexões, conversas e comunidades. As pessoas estão assistindo e compartilhando vídeos no Facebook como nunca, e nós estamos focados em melhorar constantemente a experiência do vídeo em nossa plataforma. No Instagram, as pessoas estão passando mais tempo na plataforma tanto produzindo quanto explorando conteúdo. O vídeo tem grande parte nisso. Por exemplo, o Instagram Stories agora tem mais de 250 milhões de pessoas ativas diariamente. Outra maneira à qual temos tornado o vídeo parte central de nossos aplicativos é a introdução de novas plataformas como o Watch.

M&M – Como vem evoluindo a relação com os anunciantes, sobretudo, a temas ligados a brand safety?
Carolyn- Acreditamos em um ecossistema de publicidade digital saudável, seguro e responsável e estamos fazendo a nossa parte para tentar liderar nessas áreas. No que diz respeito à segurança da marca, é importante reforçar que os profissionais de marketing tenham controle sobre onde seus anúncios aparecem – tanto no Facebook quanto fora dele. Para opções de publicidade que se integram a conteúdos – como Audience Network, Instant Articles e Ad Breaks em vídeo – estes profissionais podem optar por sair completamente dessas experiências ou escolher categorias nas quais eles não estão confortáveis em utilizar. Além disso, estamos no processo de nos juntar ao programa de certificação contra fraudes (“Certified Against Fraud”, em inglês) do Trustworthy Accountability Group (TAG), o que está diretamente ligado ao nosso compromisso de longo prazo para combater fraudes no Facebook.

“É importante reforçar que os profissionais de marketing tenham controle sobre onde seus anúncios aparecem”

M&M – Neste sentido, como funciona o diálogo da plataforma com as marcas?
Carolyn- Nós nos esforçamos para ser uma organização que ouve o que nossos parceiros têm a dizer e acreditamos que um conjunto diversificado de vozes e ideias são cruciais para a construção de produtos eficazes que possam conectar empresas com pessoas que se interessam pelos seus tipos de negócio. Estamos empenhados em trabalhar juntamente com a indústria, para crescer e apoiar o crescimento dos seus negócios e construir um ecossistema digital seguro e responsável. Os programas criativos e ferramentas como o Creative Hub, hackathons com o time de Creative Shop e a plataforma Blueprint eLearning são alguns exemplos de como trabalhamos com anunciantes.

M&M – Fake News foi um assunto que entrou em pauta e envolve diretamente o Facebook, como a empresa enxerga o tema e vem lidando com ele?
Carolyn- Nós levamos nossa responsabilidade a sério e estamos trabalhando com parceiros em diversas indústrias – empresas de tecnologia, empresas de mídia e organizações educacionais – para ajudar a reduzir a propagação de notícias falsas. Temos trabalhado nesta questão há algum tempo e continuaremos focando em três áreas principais: queremos interromper incentivos econômicos, porque a maioria das notícias falsas está financeiramente motivada; estamos construindo novos produtos para reduzir a propagação de notícias falsas e melhorar a diversidade de informações; e estamos ajudando as pessoas a tomar decisões mais informadas quando encontram notícias falsas. Tudo isso é um trabalho em progresso. Compreendemos a importância do problema para a nossa comunidade e estamos empenhados em contribuir da melhor forma.

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