Instagram lança projeto de combate à gordofobia

Buscar

Instagram lança projeto de combate à gordofobia

Buscar
Publicidade

Mídia

Instagram lança projeto de combate à gordofobia

Bob e Helena Wolfenson foram convidados pela plataforma para criar um ensaio que celebra a autoestima de mulheres gordas


5 de abril de 2019 - 11h10

Foto: Bob Wolfenson / Reprodução

O fotógrafo Bob Wolfenson e a documentarista Helena Wolfenson acabam de lançar um projeto multimídia em parceria com o Instagram. Juntos, eles criaram a exposição “Corpos Livres”, inaugurada nesta quinta-feira, 4, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Composta de 34 retratos e um minidocumentário com influenciadoras, a exposição celebra corpos femininos considerados fora dos padrões.

Para a execução do projeto, a dupla fotografou e realizou entrevistas com oito mulheres que usam as redes sociais para promover mensagens de autoaceitação – são elas as influenciadoras Alexandra Gurgel, Bia Gremion, Isabella Trad, Juliana Romano, Luci Gonçalves, Mayara Efe, Rita Carreira e Thais Carla.

A inauguração da exposição contou com um painel de discussões sobre a relação entre autoestima e empoderamento das mulheres gordas nas redes sociais. Natalia Paiva, Gerente de Políticas Públicas do Instagram, contou que a ideia é mostrar que o Instagram pode ser um espaço de influência positiva e de reversão de padrões de beleza. “Mapeamos pessoas que utilizam o Instagram de forma poderosa para contestar os padrões. Com este projeto, queremos amplificar estas vozes e mostrar que a liberdade de corpos é possível”, disse.

O painel também discutiu a necessidade de naturalizar os corpos gordos na arte e nas redes sociais, assim como de abandonar o tom pejorativo na palavra “gorda”. “Geralmente os corpos gordos não são bem recebidos na internet e os comentários são muito agressivos. Se um projeto conseguir mudar pelo menos um pouco a forma como uma pessoa se vê, já faz uma baita diferença”, disse Bia Gremion, uma das influenciadoras presentes no debate.

A exposição fica aberta ao público no Instituto Tomie Ohtake até domingo, dia 7 de abril. No dia 6, sábado, o Instagram também promove uma oficina sobre representatividade das mulheres gordas nas artes visuais, ministrada pelas educadoras Jordana Braz e Julia Cavazzini, do Tomie Ohtake. Já o documentário vertical do projeto “Corpos Livres” está no ar no IGTV de Bob Wolfenson. As fotos também foram publicadas na edição de abril da revista Claudia.

“Elas se afirmam como mulheres gordas, sem eufemismos para tal. A experiência foi forte, linda e, digamos assim, para mim, inédita”, disse Wolfenson em seu Instagram.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital