A parceria de Louro José e Ana Maria na publicidade

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A parceria de Louro José e Ana Maria na publicidade

Morte do ator Tom Veiga, que deu voz e vida ao papagaio por mais de 20 anos, encerra uma história de sucesso também no universo do marketing

Bárbara Sacchitiello
3 de novembro de 2020 - 6h00

(Crédito: Reprodução)

A morte do ator Tom Veiga, que há mais de duas décadas interpretava o Louro José – papagaio de espuma que acabou se tornado parceiro e personagem indissociável da figura da apresentadora Ana Maria Braga – encerrou uma parceria que não fazia sucesso apenas perante o público espectador do Mais Você, da Globo.

O fiel companheiro de Ana Maria Braga, com seus comentários divertidos e sagazes, acabou se tornando, assim como a apresentadora, uma figura requisitada no universo do marketing. O intérprete do Louro José morreu no último domingo, 1 de novembro, em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 47 anos, por conta de um acidente vascular cerebral. Nessa segunda-feira, 2, Ana Maria apresentou o Mais Você bastante emocionada, em clima de homenagem e despedida ao companheiro.

Graças a sintonia entre a apresentadora e o personagem — criado por Tom Veiga ainda no Note & Anote, programa apresentado por Ana Maria na Record na década de 1990 — as marcas e anunciantes que faziam ações com a apresentadora viam na figura do Louro uma oportunidade de transmitir uma mensagem ainda mais contextualizada à atração ao explorar a interação e naturalidade da dupla.

Nos últimos meses, em que, por conta da pandemia, o Mais Você foi transformado em um quadro do programa Encontro, de Fátima Bernardes e, posteriormente, passou a ser apresentado direto da casa de Ana Maria, em São Paulo, as ações de publicidade do programa não pararam e contavam sempre com um comentário ou reforço de Louro José que, ao lado de Ana Maria, procurava divulgar ao público as vantagens e características do produto.

Relembre algumas das mais recentes ações de marketing que contaram com a participação de Louro José, seja como parceiro na divulgação ao lado de Ana Maria, ou até mesmo em um papel de mais destaque, fazendo uso de seus perfis nas redes sociais para expandir a mensagem:

Estreia da Barilla na Globo
A marca de alimentos Barilla escolheu o Mais Você para realizar sua primeira ação de merchandising na Globo. As ações aconteceram em julho deste ano, quando o programa de Ana Maria Braga ainda era exibido como um quadro dentro do Encontro, de Fátima Bernardes, por conta da pandemia da Covid-19. Na ação, criada pela REF+, Ana fez receitas com as pastas da marca e contou com a ajuda de Louro José, que brincou de pegadinhas com a apresentadora para divulgar as características dos ingredientes do produto.


Lanchou nível Fanta

Pela primeira vez, a Fanta foi parceira do Mais Você (e da dupla) neste ano. Em agosto, a marca de bebidas escolheu o programa de Ana Maria para divulgar a campanha “Lanchou”. Na TV Aberta e também no GShow, Ana ensinou receitas que combinavam com Fanta, enquanto Louro também falou da marca – e cobiçou os pratos feitos por Ana.


Troca de Ana Maria por Palmirinha

Em janeiro deste ano, Louro José deixou os fãs intrigados ao anunciar em seu Instagram que teria uma novidade a contar. Uma postagem de Ana Maria Braga dizendo sobre a importância de saber dividir as amizades despertou ainda mais curiosidade. Em seguida, a culinarista Palmirinha Onofre postou em seu Instagram a notícia que Louro José era seu mais novo companheiro de bancada. Na verdade, tudo era uma ação de marketing da marcas de refrescos em pó Mid, da Ajinomoto, para divulgar a promoção intitulada “O Bom é Dividir”.


Comida por delivery

Em novembro do ano passado, Louro José reclamou no programa quando Ana Maria disse que não cozinharia nenhuma receita naquele dia. A ação de merchandising fazia parte da campanha “Sextou”, do iFood, que divulgava os descontos para quem pedisse comida pelo app às sextas-feiras. Ana Maria e Louro José participaram de várias ações de merchandising da marca.

(crédito: reprodução)

Recalculando a rota
Em setembro de 2018, a 99 fez uma ação para reativar o perfil do papagaio no Twitter. Nas primeiras mensagens, Louro José dizia que estava com saudades do amigo passarinho (em referência ao logo do Twitter) e que, por isso, havia voltado para a rede social. A ação fazia parte da campanha Recalcule, que ganhou outras postagens no perfil do personagem.

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